Rede de mercados autônomos adota SAP Business One

Com o ERP, market4u espera obter 60% de ganho de agilidade nas operações

Foto: Rafael Uniga

Levar mais tempo, comodidade e praticidade para o dia a dia dos clientes. Foi com esse objetivo que o market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, surgiu. A empresa, que hoje é a maior rede de mercados autônomos da América Latina, tem como sinônimos agilidade e eficiência, e acaba de dar mais um importante passo nesse propósito, adotando o SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto será realizado pela H&CO.

Fundada em 2020, em Curitiba, no Paraná, o market4u nasceu com a ideia de trazer o máximo de conveniência e segurança para as pessoas por meio do conceito de honest market nos condomínios residenciais e comerciais. Atualmente, a rede conta com mais de 2185 lojas em mais de 23 estados e foi considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) a maior microfranquia do país por dois anos consecutivos, além de também conquistar o selo de excelência em franchising. O market4u conta com a matriz e um centro de distribuição em Curitiba, e também com uma filial e mais dois CDs em São Paulo. Dessa maneira, já são mais de 1,5 milhões de clientes atendidos, registrando um crescimento de faturamento de 100% ao ano.

Com tecnologia em seu DNA, a empresa, que vem crescendo em alta velocidade, sentiu a necessidade de adotar um sistema de gestão que permitisse seguir nesse desempenho de forma mais estruturada. A partir disso, a rede decidiu buscar por um novo ERP, e acabou escolhendo o SAP Business One, como conta Alexandre Carvalho, CFO do market4u. “Tendo em vista a atual fase que estamos vivendo e os planos de futuro, precisamos garantir uma melhor estruturação das nossas operações. Deste modo, o ERP da SAP, além de ser o principal software no mercado, se mostrou a opção certa para nos apoiar em todo processo de tomada de decisão que irá nos permitir ter um excelente ganho de produtividade e confiança nos dados”.

Após a escolha do sistema, a empresa precisava definir quem seriam os parceiros dessa jornada. Durante as pesquisas, a H&CO veio ao encontro do que procuravam. “Desde a primeira conversa, sentimos o nível de profissionalismo e atenção da equipe da H&CO que, mais do que nos fornecer o produto, se mostraram dispostos a fazerem todas as adaptações que sinalizamos. Além disso, o fato de a consultoria ter origem norte-americana foi importante para apoiar a empresa em um processo de internacionalização, reafirmando que fizemos a escolha certa não só no presente, mas garantindo o futuro”, explica Carvalho.

Para Felipe Jacob, VP de operações da H&CO, o projeto do market4u é mais uma importante demonstração da versatilidade do ERP em apoiar empresas em crescimento. “Mais do que um sistema de gestão, o SAP Business One é uma ferramenta preparada para suportar o ritmo de desempenho das organizações de forma estruturada e estratégica. Com o ERP, o market4u poderá contar com mais um importante aliado nessa jornada, os apoiando em cada uma das etapas”, pontua.

O projeto será dividido em duas fases. A primeira será concluída até julho, e o go live está previsto até o final deste ano. As expectativas da empresa estão elevadas, e espera-se que, com o ERP, a rede varejista conquiste um ganho de até 60% de eficiência, a partir da automatização de tarefas e o engajamento do time em tarefas estratégicas que irão gerar maior segurança e confiança de dados e registros.

Para o futuro, o market4u pretende quadruplicar seu tamanho, para, até 2028, realizar o seu IPO (Initial Public Offering). Sendo assim, em todos os planos, a companhia pretende utilizar o SAP Business One como a principal ferramenta. Eduardo Córdova, CEO e fundador do market4u afirma que “nosso objetivo é seguir crescendo, de forma sustentável e estruturada, levando o market4u para novos patamares. Para isso, já estamos nos preparando e estruturando as nossas operações, garantindo assim a continuidade da nossa expansão e a excelência dos serviços oferecidos aos nossos franqueados e clientes. Nessa etapa, ter o apoio de uma ferramenta altamente renomada e a ajuda de uma consultoria especializada nos dá a convicção que esse é só começo de uma parceria de sucesso”, finaliza o executivo.

Compartilhar