Fundada há 10 anos na cidade de Curitiba, no Paraná, a plataforma brasileira de automação de processos Pipefy conseguiu chegar a mais de 150 países e atender cerca de 4 mil clientes, incluindo Visa, IBM, Volvo e Itaú, com uma solução no-code que otimiza os fluxos de trabalho dentro das empresas. Agora, o negócio quer tornar o acesso à Inteligência Artificial mais intuitivo, com o lançamento de uma IA munida de linguagem natural.
A ferramenta permite aos usuários simular uma conversa com um assistente humano, tendo como grande diferencial o reconhecimento da linguagem natural, no momento em português. Isso possibilita a resposta de dúvidas e pedidos com sugestões instantâneas de workflows em situações reais. O PipefyAI, como foi batizado, foi desenvolvido com o modelo fundacional da big tech OpenAI.
Segundo recente estudo da consultoria Forrester, o PipefyAI é capaz de gerar uma economia de tempo em tarefas automatizadas de 40%, bem como trazer um retorno sobre o investimento (ROI) de 260%. Como benefícios de usar a ferramenta, a Forrester ainda elencou economia de tempo em esforços e processos manuais; economia de custos de TI para automações planejadas; tempos de implantação reduzidos; foco aprimorado em tarefas de maior valor para TI; facilidade de integração da plataforma com os ambientes da empresa; melhoria da experiência do funcionário e do usuário; e maior visibilidade sobre os processos.
Na prática
Um setor que pode ser otimizado pelo novo recurso é o de recursos humanos. Uma equipe de recrutamento pode criar um formulário online para uma vaga, visando que o candidato preencha com o seu currículo. A IA completa todos os campos da ficha apenas analisando o conteúdo do CV e indica se o profissional está apto ou não para seguir no processo seletivo. Caso seja selecionado, ele é encaminhado para um processo automatizado de contratação, no qual a IA identifica se faltou enviar certos documentos ou se estão errados, solicitando então os ajustes necessários.
Em outro caso no mesmo universo, o colaborador consegue, pela plataforma, acelerar pedidos de afastamento com a apresentação de atestado médico. A IA reconhece a CID (Classificação Internacional de Doenças) e encaminha um pedido de ausência, preenchendo o período total em que o colaborador estará em licença apenas com o informe da data inicial e número de dias solicitados.
Já na ocorrência de um acidente com um carro da empresa, a IA recebe a nota fiscal e fotos dos veículos envolvidos, entregando rapidamente um diagnóstico detalhado do sinistro e se o seguro cobre ou não os custos dos reparos.
“Integramos toda a jornada de workflow e treinamos a IA para realizar as tarefas. O diferencial do Pipefy AI é que sua configuração acontece com linguagem natural, como se o usuário estivesse realmente conversando com um assistente humano. Nos dedicamos a tornar a interação com nossa plataforma totalmente intuitiva e 100% no-code. Nossa missão é democratizar o uso da IA para qualquer pessoa e fazer com que todo gestor consiga se beneficiar da Inteligência Artificial e usá-la no dia a dia para gerar melhores resultados”, assinala o CEO do Pipefy, Alessio Alionço.
Histórico de impacto global
O Pipefy foi criado pelo empreendedor serial, mentor de negócios e speaker, Alessio Alionço. Ele teve a ideia do negócio após trabalhar por anos como consultor de empresas e não encontrar nenhuma ferramenta que automatizasse os processos de forma completa e simples dentro das organizações. Assim, o grande propósito do negócio tornou-se empoderar os “doers”, ou seja, quem está na linha de frente das atividades e conta com pouco apoio para resolver todas as demandas.
Por evoluir as tradicionais planilhas e soluções de TI que lidam somente com departamentos específicos, como RH ou atendimento ao cliente, bem como ser um SaaS — o que é importante para ser global — e permitir que as empresas façam a programação sem um programador, o Pipefy chamou a atenção de importantes investidores ao redor do mundo. Alguns deles são o Founders Fund, Redpoint, Valor Capital Group, Softbank, dentre outros.
“Em uma de nossas rodadas nos EUA, o Pipefy foi reconhecido como a empresa do portfólio do investidor que se desenvolveu e cresceu naquele período, o que diz muito sobre o espírito do empreendedor brasileiro, que levamos aonde quer que vamos. Nosso Series B foi o primeiro investimento em que um cheque de determinado investidor foi feito na hora, logo após a apresentação do pitch. Com o Series B com o Softbank, atingimos cerca de US$ 150 milhões captados no mercado e, neste ano, chegamos ao breakeven da operação. Por isso, temos bastante confiança e otimismo para inaugurar essa nova fase com foco em IA”, comenta o CEO, Alessio Alionço.
Com sede também em São Francisco (Estados Unidos), além de Curitiba, recentemente o negócio foi incluído no Inc. 5000 2024, ranking anual das empresas privadas de crescimento mais rápido nos EUA. A lista proporciona uma visão baseada em dados das companhias mais bem-sucedidas no segmento de negócios independentes e empreendedores, com Microsoft, Meta e diversas outras marcas mundiais já tendo figurado nela.
Segundo Alionço, durante toda essa trajetória, o Pipefy já fazia muita coisa sob o guarda-chuva da Inteligência Artificial, mas a aceleração e o impacto da solução fez a empresa fortalecer essa característica. “Hoje, combinamos o modelo fundacional com processos de negócios. Há diferenças entre usar uma IA copiloto generalista e a nossa. Enquanto uma IA copiloto auxilia na redação de textos, a que trazemos ao mercado é capaz de acessar o histórico da empresa e todo o contexto relevante para dar respostas mais precisas e personalizadas. Estamos transformando a vida dos nossos clientes ao permitir que usem IA sem precisar ter nenhum conhecimento profundo sobre TI. O potencial é gigantesco e estamos apenas começando”, finaliza.
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