A IBM e a Minsait, empresa de transformação digital e TI do Indra Group, anunciaram a criação de um centro de excelência (CoE) em inteligência artificial generativa (IAGen), na Espanha, baseado na plataforma de IA e dados IBM watsonx. A iniciativa visa acelerar o desenvolvimento e a implementação de cases inovadores que promovam a transformação digital das organizações espanholas.
As duas companhias estão trabalhando no desenvolvimento de soluções e projetos-piloto, com foco no setor de atendimento ao consumidor e voltados para implementação nas operações de clientes, bem como nas próprias atividades internas da Minsait. Os pilotos utilizam a plataforma IBM watsonx e procuram se beneficiar do potencial da IA generativa para resolução de problemas, otimização de processos, análise e controle de qualidade de serviços prestados e automatização de suporte, tanto para a iniciativa privada quanto para o setor público.
Com a plataforma watsonx, a IBM tem contribuído para o desenvolvimento de ferramentas de IA empresarial de uso responsável e monitorado. A ferramenta também se destaca por ser: I) aberta, uma vez que oferece aos clientes flexibilidade para escolher os modelos de IA que desejam utilizar, de acordo a sua necessidade; II) híbrida, já que permite ao cliente eleger o ambiente em que as soluções serão implantadas, seja na nuvem pública ou em servidores locais (on-premise); e III) confiável, por estar baseada em princípios de transparência, responsabilidade e governança.
“Por meio do nosso centro de excelência em IA generativa, destacamos nossa colaboração com parceiros-chave, como a Minsait, para desenvolver soluções inovadoras, capazes de impulsionar a transformação digital e impactar positivamente o dia a dia das organizações espanholas”, destacou Raúl García, Ecosystem Leader da IBM para Espanha, Portugal, Grécia e Israel.
A criação desse CoE é mais um resultado da parceria de longa data entre a IBM e a Minsait, que vêm partilhando, ao longo dos anos, um sério compromisso com a inovação e a transformação do setor empresarial espanhol. Exemplo disso foi uma proposta de capacitação desenvolvida pela IBM para a Minsait, que incluía itinerários online e sessões presenciais, voltados para a formação e certificação de especialistas da empresa, treinados para utilizar ferramentas e aplicações da IBM.
O CoE como acelerador de cases de sucesso em empresas espanholas
Um marco importante na criação de novos projetos e produtos mínimos viáveis (MVPs, na sigla em inglês) é a colaboração entre especialistas em processos da Minsait e a IBM Client Engineering, equipe de engenharia da IBM dedicada à cocriação de soluções inovadoras e projetos-piloto. A reunião entre esses grupos de especialistas agrega um valor significativo à iniciativa de criação do centro de excelência em IA generativa, graças à vasta experiência e ao profundo conhecimento desses profissionais a respeito das necessidades dos clientes, com foco na inovação e na aplicação de metodologias ágeis.
Atualmente, ambas as equipes têm trabalhado em diversos cases em centros de atendimento, a partir de uma solução baseada em IA generativa, capaz de melhorar significativamente processos de auditoria, por exemplo. Graças à ferramenta, o tempo necessário para a realização de auditorias foi consideravelmente reduzido, contribuindo para aumento do número de chamados auditados e permitindo a seleção de chamados que exigem atenção específica para revisão manual.
De acordo com Ignacio Fernández, diretor global de Serviços Financeiros da Minsait, a proposta de colaboração entre a companhia e a IBM permitirá acelerar a escala de aplicação de IA nas organizações espanholas, por meio de uma parceria estratégica, que contribuirá para a exploração de novos horizontes e a formalização de acordos comerciais.
“Ao reunir os recursos de ambas as organizações, incluindo o conhecimento do setor, próprio da Minsait, e a plataforma de IA e dados watsonx da IBM, criamos uma proposta de valor diferenciada e transformadora no setor de inteligência artificial”, ressaltou o executivo.
A inciativa de colaboração entre as duas empresas se deu a partir de uma arquitetura de nuvem desenvolvida pela IBM e pensada para aproveitar a agilidade e a escalabilidade proporcionada por esse tipo de tecnologia. A estrutura foi projetada para permitir uma migração perfeita entre os ambientes cloud e local, garantindo flexibilidade, à medida que o projeto avança, e contribuindo para que o setor empresarial esteja preparado para enfrentar os atuais e futuros desafios impostos por um mercado cada vez mais digitalizado.
- IBM lança seus computadores quânticos mais avançados até o momento
- Apras inaugura sede em Curitiba
- 4 dicas para facilitar a implementação da IA nos negócios
- Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
- 5 certificações essenciais para iniciar ou avançar na carreira de tecnologia