À medida que os riscos relacionados à nuvem híbrida, IA e computação quântica derrubam o paradigma tradicional de segurança de dados, a IBM (NYSE: IBM) lançou o IBM Guardium Data Security Center, que permite que as organizações protejam dados em qualquer ambiente, durante todo o seu ciclo de vida e com controles unificados.
O IBM Guardium Data Security Center fornece uma visão comum dos ativos de dados das organizações, permitindo que as equipes de segurança integrem os fluxos de trabalho, abordem monitoramento e governança de dados, detecção e resposta de dados, postura de segurança de dados e IA e gerenciamento de criptografia em um único painel. O IBM Guardium Data Security Center inclui recursos de IA generativa para ajudar a produzir resumos de riscos e aumentar a produtividade dos profissionais de segurança.
O centro apresenta também o IBM Guardium AI Security, software que ajuda a proteger as implementações de IA das organizações contra vulnerabilidades de segurança e violações de políticas de governança de dados em um momento em que a adoção da IA generativa (e o risco de “Shadow AI”, a presença de modelos não autorizados) está aumentando.
O IBM Guardium Data Security Center também apresenta o IBM Guardium Quantum Safe, software que ajuda os clientes a proteger dados criptografados contra o risco potencial de futuros ciberataques conduzidos por atores mal-intencionados que obtêm acesso a computadores quânticos criptograficamente relevantes. O IBM Guardium Quantum Safe é baseado na experiência de IBM Research, incluindo algoritmos de criptografia pós-quântica da IBM e de IBM Consulting.
“A IA generativa e a computação quântica oferecem imensas oportunidades, mas também trazem novos riscos”, disse Akiba Saeedi, vice-presidente de gerenciamento de produtos de segurança da IBM. “Durante esse período de transformação, as organizações precisam melhorar sua agilidade criptográfica e monitorar cuidadosamente seus modelos de IA, dados de treinamento e uso. “O IBM Guardium Data Security Center, com sua segurança de IA, Quantum Safe e outros recursos integrados, fornece visibilidade abrangente de riscos.”
Uma abordagem integrada para um tempo de transformação
Os riscos da era de nuvem híbrida, IA e computação quântica significam que dados essenciais – desde registos médicos e transações financeiras até propriedade intelectual e infraestruturas críticas – exigem novas formas de proteção. Durante esse período de transformação, as organizações precisam urgentemente de um parceiro confiável e de uma abordagem integrada à segurança de dados, e não de uma colcha de retalhos de soluções pontuais. A IBM é pioneira nesta abordagem integrada.
A IBM também está adicionando hoje recursos de identidade descentralizados ao seu portfólio Verify: IBM Verify Digital Credentials que permite aos usuários armazenar e gerenciar suas próprias credenciais. O recurso digitaliza credenciais físicas, como carteiras de motorista, cartões de seguro, cartões de fidelidade e crachás de funcionários, que podem então ser padronizados, armazenados e compartilhados com segurança abrangente, proteção de privacidade e controle. O IBM Verify é uma solução de IAM (Gerenciamento de Identidade e Acesso) que protege a identidade na nuvem híbrida.
- Com mais de R$ 390 milhões investidos, CCR Aeroportos entrega oficialmente as obras do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu
- 2025: investidores apostam na nova safra de startups
- Multinacional israelense firma parceria com a Cocamar para ampliar oferta de irrigação
- Gartner divulga que remessas mundiais de PCs aumentaram 1,4% no quarto trimestre de 2024 e 1,3% no ano
- Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas