O Grupo Massa, conglomerado de comunicação brasileiro, sediado no estado do Paraná, identificou no setor de geração distribuída uma possibilidade de expansão estratégica para diversificar suas operações e impulsionar o crescimento sustentável. A empresa parceira que vai liderar essa frente de viabilizar a entrada neste mercado é a Nextron, plataforma de energia solar que permite acesso à fonte renovável de forma 100% digital sem a necessidade de instalação de placas solares.
Com o Brasil ocupando o 6º lugar na geração de energia solar no ranking mundial, totalizando 44 GW de capacidade instalada atualmente, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a parceria aposta em inovação tecnológica e eficiência energética. Neste modelo, os usuários fazem o cadastro pelo canal digital Massa Energia by Nextron e, a partir disso, a energia solar passa a ser injetada diretamente na rede elétrica local e compensada na conta de luz dos clientes, proporcionando economia e sustentabilidade de forma prática e acessível, sem a necessidade de instalação de painéis solares ou reformas na casa.
Com foco no estado do Paraná, onde as outras empresas do Grupo atuam, a Massa Energia by Nextron usará inicialmente como fonte para a distribuição energética uma fazenda solar própria equipada com placas modernas que otimizam a eficiência da captação. Foram empregados 12 milhões de reais nessa estrutura, localizada em Apucarana, que terá capacidade para abastecer toda a região. A projeção é atingir mais de 50 mil pessoas e investir 500 milhões de reais nos próximos 12 meses, totalizando aproximadamente 100 MW de capacidade instalada no estado.
A Nextron será a responsável por fazer a mediação e gestão para que a energia injetada na rede seja compensada na conta de luz dos consumidores gerando um desconto mensal de até 20%. “Viabilizar a entrada do Grupo Massa no setor de energia renovável é uma conquista importante para nós, pois fortalece nossa missão de simplificar o acesso a fontes limpas para todos. A parceria abre novas possibilidades para pessoas físicas e pequenas empresas do estado, que agora podem optar por energia sustentável sem barreiras financeiras ou logísticas. Estamos empolgados em contribuir para que essa transição ocorra de forma eficiente e inclusiva, impactando positivamente o futuro energético da região”, conta Ivo Pitanguy, fundador e CEO da Nextron.
A estimativa é que o ingresso neste setor amplie o potencial de crescimento e faturamento do Grupo Massa. “Essa parceria permite unir duas forças em prol de um objetivo comum: garantir que o acesso à energia renovável seja simples, econômico e impacte positivamente o dia a dia dos consumidores. Com a adesão, é possível ter uma redução nos custos com eletricidade, sem a necessidade de investimentos em infraestrutura ou instalação de equipamentos caros. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, promovendo o uso consciente dos recursos, e traz benefícios reais para nossos clientes”, afirma Edson Carneiro, CEO do Grupo Massa.
A expectativa é que a colaboração entre Grupo Massa e Nextron inspire os paranaenses a investir em soluções que impulsionem o crescimento econômico aliado à preservação do meio ambiente, visando escolhas conscientes nos demais tipos de serviços consumidos. “Ao promover uma cultura de responsabilidade ambiental, a iniciativa também contribuirá para a formação de uma comunidade mais engajada em práticas que visam proteger o nosso planeta para as futuras gerações”, finaliza o CEO do Grupo Massa.
- Gartner prevê que receita mundial de semicondutores crescerá 14% em 2025
- IBM avança em segurança de IA e em tecnologia Quantum Safe
- Curitiba se prepara para sediar Data Science Summit 2024
- Terceira revolução da agricultura: smart farming tem avanços consideráveis no Brasil
- A contribuição dos data centers no combate à crise climática e energética