Grupo Boticário firma parceria com Cubo Itaú para impulsionar estratégia de relacionamento com startups de beleza e varejo

A pesquisa identificação soluções inovadoras para investimentos, negócios e prosperidade, dentro e fora do Brasil

O Grupo Boticário, por meio de sua área de Corporate Venture – GB Ventures, fortalece o compromisso com a inovação através da parceria com o Cubo Itaú, hub de empreendedorismo tecnológico focado na América Latina. A pesquisa amplia o acesso a startups, no Brasil e no mundo, nos mercados de beleza e varejo para oportunidades de investimentos, negócios e riqueza.

A parceria com o Cubo Itaú, além de facilitar o mapeamento de soluções inovadoras e disruptivas dentro de 5 verticais: retailtechs, beautytechs, fintechs, biotechs e marcas de beleza e bem-estar, também visa intensificar a relevância do Grupo Boticário no ecossistema empreendedor e colaboração sua cultura de inovação, pilar fundamental e transversal a toda a empresa. Seguindo sua estratégia e compromisso com a inovação, a GB Ventures planeja investir R$ 100 milhões no ecossistema de startups nos próximos quatro anos, por meio de seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC).

“O GB Ventures atua no universo de startups desde 2021, apoiando empreendedores através do programa de valorização. Para potencializar nossa estratégia de médio e longo prazo, e fortalecer ainda mais nosso ecossistema, vamos intensificar além da tração, investimentos em modelos de negócios e soluções tecnológicas inovadoras”, afirma Analu Partel, diretora de M&A e GB Ventures do Grupo Boticário. “Por isso, a parceria com o Cubo Itaú é estratégica para atingir nossos objetivos. Queremos ampliar o acesso a startups, antecipar tendências e fortalecer nossa posição como um parceiro chave do empreendedorismo”, completa.

Parceria ganha-ganha

A parceria entre o Grupo Boticário e o Cubo Itaú promete um futuro de melhor colaboração, troca de experiências e práticas de mercado. Ao se associar a um dos maiores hubs de inovação da América Latina, o Grupo Boticário espera ampliar o acesso a startups e bons empreendedores podendo investir em seus negócios, contribuindo com aprendizados, know-how e expertise nos setores de beleza e varejo. Para isso, uma série de iniciativas está prevista ao longo do ano, como encontros para networking e imersões em ecossistemas regionais do Brasil e internacionais.

Filipe Guimarães, Head de Corporates do Cubo Itaú, destaca que a parceria cria novas oportunidades para as startups. “Ter ao nosso lado a expertise de uma empresa tão relevante, como o Grupo Boticário, participando em setores estratégicos para a economia brasileira como beleza e varejo, é criar novas possibilidades para que as soluções inovadoras dos empreendedores tecnológicos enfrentem os desafios de negócios e gerem um impacto positivo na sociedade. É fortalecer conexões e abrir portas para que startups tenham mais oportunidades de crescimento e inovação”, afirma.

GB Ventures: inovando juntos o futuro da beleza, com startups

Com a missão de contribuir para o futuro do Grupo Boticário através da conexão com startups, consolidando sua visão de futuro e potencializando a inovação dentro e fora do seu ecossistema de beleza, atua em quatro frentes estratégicas: fundo de CVC, programa de avanço de startups, desenvolvimento de negócios e relacionamento com o ecossistema empreendedor. Conheça cada uma delas:

● Fundo de CVC: com R$ 100 milhões para investir, a empresa espera realizar novos esportes em startups com soluções tecnológicas e/ou modelos de negócio inovadores e disruptivos, com potencial estratégico de gerar parcerias ou insights para o Grupo. O foco inicial está em beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs e marcas em rodadas iniciais (seed e series A) e os investimentos serão minoritários (até 20% de participação), com portes entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões.

● Programa de Aceleração de Startups: desde 2021, anualmente, aproximadamente 10 startups são aceleradas dentro de teses priorizadas pela empresa. Nessa frente, há uma importante troca e relação ganha-ganha: para as startups, o programa com duração de 5 meses, é gratuito e equity free. O foco é ajudar o empreendedor a levar sua startup para o próximo nível e encontrar novas oportunidades de negócios; já para o Grupo Boticário, há a possibilidade de explorar, conhecer e aprender com as startups e seus empreendedores sobre novos mercados, tecnologias, modelos de negócios e identificar potenciais ângulos de sinergia para o Grupo.

● Desenvolvimento de negócios: iniciativa que desenvolve, conecta e acompanha projetos estratégicos com as startups do portfólio (40 startups atualmente) de aceleradas e investidas, facilitando as conexões dentro da companhia e garantindo a geração de valor para ambas as partes.

● Relacionamento com o ecossistema empreendedor: iniciativa para fomentar o posicionamento e confiança do Grupo Boticário nos ecossistemas de inovação, startups e de empreendedorismo, buscando atrair os melhores empreendedores e oportunidades para as iniciativas da GB Ventures. Para isso, a companhia está conectada com hubs de inovação, fundos de venture capital e comunidades de startups que buscam apoiar e fortalecer o ecossistema empreendedor.

Compartilhar