Rede de supermercados fecha 2024 com 31 unidades no Paraná e planejamento de outras inaugurações no ano que vem
A rede de supermercados Festval, referência no varejo paranaense, está celebrando a significativa expansão, com a inauguração de sete novas lojas apenas no último trimestre de 2024. Com isso, o Festval chega a 31 unidades no Paraná, com previsão de inauguração de novas unidades em 2025.
Recentemente, foram inauguradas as lojas do Catuaí Shopping, em Cascavel, e de São José dos Pinhais. Já a loja Alto da XV será inaugurada na primeira quinzena de dezembro. Além das lojas próprias, em outubro o Festval incorporou as quatro unidades do grupo Verde Mais, em Curitiba, localizadas nos bairros Xaxim, Hauer, Cabral e Vila Izabel.
Carlos Beal, diretor Comercial e de Marketing do Festval e presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), afirmou que a expansão do Festval é um marco não apenas para a rede, mas para todo o setor supermercadista paranaense. “Movimentos como esse refletem a força e a capacidade de inovação do nosso segmento, que segue crescendo mesmo diante dos desafios econômicos”, salientou.
Segundo ele, cada nova loja representa novas oportunidades de emprego, mais desenvolvimento para as comunidades locais e um estímulo à competitividade saudável entre as empresas. “Isso fortalece o Paraná como referência nacional em varejo e mostra que o setor supermercadista está comprometido em atender às expectativas dos consumidores, sempre com qualidade e excelência”, pontou.
INVESTIMENTO EM PESSOAS
A expansão também reflete o compromisso do Festval com seus colaboradores. Paulo Beal, diretor de Recursos Humanos e TI, enfatizou a importância de criar novas oportunidades e estimular talentos. “Nosso time é o coração do Festval. Além dos profissionais que estão diretamente em contato com o público, existe uma equipe enorme nos bastidores trabalhando para oferecer a melhor experiência aos clientes”, destacou.
Cada loja inaugurada gera cerca de 200 empregos diretos, entre caixas, gerentes, repositores, cozinheiras, padeiros, sommeliers, entre outras funções inclusive administrativas. “O setor supermercadista, historicamente, enfrenta desafios relacionados ao turnover. No Festval, trabalhamos intensamente para mudar essa realidade. Investimos continuamente no desenvolvimento de nossos colaboradores, criando planos de carreira, capacitações e um ambiente de trabalho acolhedor”, afirmou. Ele ressaltou, ainda, que a meta da empresa não é apenas reduzir a rotatividade, mas também construir uma equipe engajada e alinhada aos valores da empresa. “Sabemos que o crescimento da rede depende diretamente das pessoas que constroem o Festval todos os dias”, enfatizou.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
Wilson Beal, diretor administrativo do Festval, destacou o comprometimento da empresa com uma expansão planejada e responsável. “Todo o processo, desde a transição com o Verde Mais até as inaugurações recentes, foi cuidadosamente estruturado para garantir eficiência e sustentabilidade. Nosso objetivo é preservar a saúde financeira do grupo enquanto continuamos oferecendo a melhor experiência para nossos clientes e parceiros”, reforçou.
Para 2025, outras inaugurações estão programadas. Segundo Altamir Sossela, diretor de Operações e Expansão, para o primeiro semestre estão previstas a abertura de duas novas lojas em Curitiba, uma no Cabral e outra no Batel. A unidade do Batel, localizada na Bispo Dom José, será instalada em um antigo casarão – considerado uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pela Prefeitura de Curitiba. “Foi um grande investimento da rede para transformar esse espaço que possui um grande valor histórico e arquitetônico para a cidade”, enfatizou.
TRANSIÇÃO DO VERDE MAIS
No final (dia 26) de novembro, as unidades que pertenciam à rede Verde Mais passaram, oficialmente, para a gestão do Festval. Ao longo de 2025 as lojas irão passar por um processo de reforma para se adequar ao padrão da rede. “Esse é um marco importante para a nossa rede. Durante 2025, nosso foco será realizar reformas cuidadosas para alinhar essas lojas ao nosso padrão, garantindo aos clientes uma experiência de compra ainda mais completa e acolhedora, sem perder o respeito pela história e identidade local de cada unidade”, finalizou Carlos Beal.
- Festval expande operações com a inauguração de sete novas lojas
- Paranaguá recebe Centro de Inovação em Logística e Portos
- Startup do Paraná que leva educação financeira para jovens de periferias brasileiras recebe aporte de 300 mil reais no Shark Tank Brasil
- Inadimplência de aluguel no Paraná sobe e registra maior valor no ano, indica Índice Superlógica
- Grupo Barigui investe R$ 5 milhões na gestão de dados e aprimora o seu negócio no mercado de automóveis