Estudantes de Guarapuava concorrem ao Solve For Tomorrow com projeto de Moradias Sustentáveis

Equipe está entre os semifinalistas do programa global de cidadania corporativa da Samsung, que está em sua 11ª edição no Brasil

Estudantes do Colégio Estadual Professor Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava, Paraná, estão entre os semifinalistas do Solve For Tomorrow Brasil com o projeto ‘Moradias Sustentáveis’. Em sua 11ª edição1 brasileira, o programa é uma iniciativa global da Samsung, com coordenação técnica do Cenpec, que estimula alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem protótipos inovadores por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de solucionar problemas e demandas reais da sociedade.
 

O projeto que é realizado por quatro alunos e uma aluna do 2º ano do ensino médio, consiste na criação de casas temporárias para abrigar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, a fim de protegê-las contra o frio quando o clima na cidade registra baixas temperaturas. Essas residências são construídas com materiais recicláveis e de baixo custo, podendo abrigar até quatro pessoas em um espaço composto por uma sala-quarto, uma cozinha e um banheiro. Por ser um projeto modular, as residências podem ser ampliadas para receber famílias maiores.
 

“As casas são sustentadas por tubos de PVC. As paredes são feitas com caixinhas de leite, como se fossem tijolos. Para dar conforto térmico, o revestimento interno também é feito de caixas de leite, mas abertas e costuradas, de forma a evitar a entrada do vento. O telhado é feito com garrafas PET em uma inclinação que capta a água da chuva para irrigar as plantas dos canteiros, pensados para plantar salsinha, cebolinha, alface, entre outros itens para a alimentação dos moradores”, explica Lilian Rosana Kremer Schultz, professora de automação industrial e orientadora do grupo.

Compartilhar