DB1 realiza projeto que prepara jovens para a primeira experiência profissional

Pumping Life é uma iniciativa gratuita, do Grupo DB1, que proporciona conhecimento técnico, comportamental e abre portas para o mercado de trabalho

Com a missão de transformar o futuro de jovens, o Grupo DB1 dá continuidade ao projeto Pumping Life, que chega à sua segunda edição em 2025. O programa desenvolvido em formato de minicursos, tem como objetivo impactar positivamente os estudantes do terceiro ano do ensino médio, do Colégio Vinícius de Moraes, e de jovens estudantes, especialmente aqueles que estão se preparando para a primeira experiência profissional. 

Pumping Life nasceu com o propósito de oferecer diferenciais em qualificações técnicas e comportamentais para abrir portas no mercado de trabalho, principalmente, no setor de tecnologia.  

Em 2024, o curso contou com duas turmas, uma com 16 e outra com 14 alunos do colégio. O foco foi a capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI), além de cursos em áreas essenciais e ligadas à postura profissional. 

Já para a edição de 2025, a terceira turma conta com 20 participantes. O módulo de TI tem duração de 12 semanas e está sendo ministrado às quartas-feiras, das 14h às 17h, na sede do Grupo DB1. 

Rafael de Paula, coordenador de Gestão de Pesoas, do Grupo DB1 e porta-voz do projeto, destaca o impacto da iniciativa. “O Pumping Life não é apenas um programa de aprendizado técnico. É uma porta de entrada desses jovens para o mercado de trabalho. No ano passado, três alunos, do Colégio Vinícius de Moraes, tiveram a chance de iniciar suas primeiras experiências profissionais no próprio Grupo DB1”. 

Ele acrescenta que o Grupo DB1, como parte de sua Cultura, tem o propósito de ser luz na vida das pessoas e, neste projeto, gerar valor para a sociedade e para o mercado de tecnologia, que tem crescido exponencialmente. 

Conteúdo do curso 

“No conteúdo de TI os alunos estão tendo acesso à conhecimentos relevantes e que já servirão de diferenciais para irem em busca de oportunidades no mercado de trabalho. O curso é ministrado voluntariamente por colaboradores da DB1 e, dentro do módulo de TI, os jovens também vão aprender a desenvolver um software. Então, é uma oportunidade ímpar com conhecimentos da área e de interação com profissionais”, salienta o Head de Tecnologia, Fabrício Luiz Rigotti.  
 

Conteúdo: 

  • Histórias da Computação (2h) 
  • Desmontagem e Montagem de Computador (6h) 
  • Instalação do Windows e Softwares Principais (6h) 
  • Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint) (6h) 
  • Segurança da Informação (3h) 
  • Desenvolvimento de Software (12h) 

Além da trilha técnica, os participantes também terão a oportunidade de desenvolver habilidades comportamentais importantes para sua jornada profissional. Módulos como Resiliência e Perseverança, Gestão do Tempo, Comunicação e Feedback, e Organização Financeira fazem parte do programa, completando a formação dos participantes. 

Transformando realidade 

O impacto do Pumping Life é notável. Dos participantes da edição de 2024, dois deles passaram pelo período de experiência na DB1, e como fruto de seus esforços e dedicação foram contratados para suas primeiras experiências no mercado de trabalho. A estudante, Camila Ferreira Avelino, conta como essa oportunidade foi uma ‘virada de chave’ em sua vida. 

“Fazer o Pumping Life foi uma experiência única e incrível, ele me impactou tanto no profissional quanto no pessoal, me ajudou a amadurecer. Ser escolhida para trabalhar na DB1 foi um choque para mim, só conseguia pensar: ‘meu Deus como assim?’. A partir daquele momento, a minha vida começou a mudar, comecei a ter novas responsabilidades e experiências. Quando fui efetivada fiquei muito feliz por me tornar uma DB1”, comemora. 

Camila, que hoje trabalha no departamento de Facilities, aconselha os alunos da edição de 2025: “vocês não vão se arrepender de fazer o curso, acreditem que são capazes e deem o melhor de vocês”. 

Compartilhar