Curitiba será sede da Cúpula Anual da Aliança Latino-Americana de Startups (ALAS) em 2025

Compartilhar

Reconhecida por seu protagonismo em inovação e soluções urbanas inteligentes, Curitiba foi escolhida para sediar a Cúpula Anual de 2025 da Aliança Latino-Americana de Startups (ALAS), nos dias 16, 17 e 18 de outubro. O evento reunirá lideranças de todo o continente para dois dias de debates estratégicos, conexões internacionais e colaboração entre os principais agentes do ecossistema de startups da América Latina.

Com o tema “A Inovação está em nosso DNA”, a cúpula tem como objetivo fortalecer a colaboração regional, ampliar a visibilidade internacional das startups latino-americanas e impulsionar o acesso a capital de investimento. A programação contará com conclaves temáticos, painéis estratégicos, rodadas de negócios, grupos de trabalho e exposições de inovação, gerando agendas práticas e parcerias entre os países participantes.

“A Cúpula da ALAS é mais do que um evento – é um movimento continental. A América Latina está pronta para liderar globalmente em inovação, e este encontro será um ponto de virada na forma como escalamos impacto, capital e talentos entre os países,” afirma Junior Rodrigues, presidente da ALAS.

A edição de 2025 conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) por meio do programa Diplomacia da Inovação, da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, e da Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

“O Secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, afirma que receber a Cúpula da ALAS em Curitiba confirma que o Paraná está no mapa da inovação latino-americana. “Nosso ecossistema tem capacidade para conectar startups, investidores e governos, e este encontro será uma oportunidade para transformar ideias em negócios, gerar parcerias internacionais e fortalecer ainda mais o ambiente empreendedor do Estado”, afirma.”

A ALAS é hoje o maior fórum de conexão e discussão estratégica sobre inovação e empreendedorismo da América Latina, reunindo mais de 600 delegados oficiais de 19 países, sendo 15 deles com cadeiras na Diretoria Executiva, além de um conselho estratégico composto por 7 lideranças nacionais.

A escolha de Curitiba reforça sua posição como referência global em sustentabilidade, inovação urbana e ambiente favorável ao empreendedorismo. A cidade simboliza o espírito da ALAS de construir uma América Latina mais integrada, resiliente e inovadora”.

“Receber a Cúpula da Alas é mais do que sediar um evento, é abrir as portas da HOTMILK PUCPR e de Curitiba para a inovação que conecta e transforma realidades em toda a América Latina. O encontro reforça nosso compromisso em impulsionar o empreendedorismo, conectar oportunidades e gerar impacto positivo para a sociedade”, destaca Marcelo Moura Fernandes, diretor da HOTMILK, o ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR.