Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo, recebe Smart City Expo 2024, de 20 a 22 de março

O Smart City Expo Curitiba 2024, um dos maiores eventos do mundo focados na revolução urbana e centrada no ser humano por meio de cidades inteligentes, acontece, de 20 a 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, na capital paranaense. Sob o lema Reinventando cidades para todos e com a chancela da Fira Barcelona, a iniciativa traz uma oportunidade única de networking com palestras e debates com profissionais e pesquisadores de renome internacional.

“Nosso grande sonho é promover uma sociedade mais eficiente, segura e sustentável por meio de mais e mais projetos de cidades inteligentes, criando comunidades mais vibrantes e promissoras em todo o Brasil. O Smart City Expo Curitiba é um catalisador desse objetivo, garantindo conexões e conteúdo de ponta para todos os participantes”, afirma Roberto Marcelino, Diretor de Relações Governamentais do iCities. 

Além da agenda do congresso que contará com nomes como Eduardo Kobra, artista plástico e muralista brasileiro; Santiago Uribe, diretor executivo da Corporação da Oficina de Resiliência de Medelín (Colômbia); Rita Wu, pesquisadora em inovação da Fab Lab; Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona International; Lívia Schaeffer, especialista em tecnologia na UN-Habitat; Juan Felipe Penagos, diretor de competitividade do Governo de Bogotá (Colômbia); e Jaime Pilowsky, gerente geral de desenvolvimento corporativo de Santiago (Chile), a edição deste ano terá, pela primeira vez, o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes. A premiação visa divulgar e reconhecer os municípios brasileiros que transformam vidas por meio de iniciativas para cidades inteligentes em seis categorias: cidade inteligente, cidade sustentável, equidade social, mobilidade urbana, transformação e inovação digital.  

“O prêmio estimula a gestão pública e iniciativa privada a pensarem de forma mais moderna e eficiente, incentivando o desenvolvimento do nosso país. O potencial dos projetos brasileiros nessa temática não está restrito aos grandes centros, tanto que a maioria dos finalistas são de cidades pequenas e médias, demonstrando que o potencial de cidades inteligentes vale para todos os municípios”, ressalta Marcelino.

Por fim, em parceria com a consultoria Impactability, o iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes e responsável pelo Smart City Expo, no Brasil, promoverá um conjunto de ações ESG para o evento. A meta é torná-lo mais inclusivo, principalmente para pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes. Ademais, o evento será carbono, lixo zero e terá diversos conteúdos para fomentar a conscientização sobre o tema. 

“O Smart City Expo Curitiba 2024 contará com ações inéditas, como a premiação para os melhores projetos brasileiros de cidades inteligentes. Além disso, a entrada gratuita para a exposição e estandes, certamente, é um dos principais destaques. Essa é uma forma de democratizar o tema cidades inteligentes, que é de suma importância para o futuro do nosso país”, finaliza o executivo do iCities. 

O Smart City Expo Curitiba 2024 conta com importantes parceiros. Assinam como Global Partner empresas como Arlequim, Intelbras, ICI, Ligga, SEBRAE, Governo do Estado do Paraná, SP Negócios, Polkadot e INTEL. Para mais informações sobre agenda, palestras, cotas de patrocínio, entre outras, acesse o site do evento.

Compartilhar