A Compass concluiu nesta segunda-feira (16/09) a aquisição de 51% da participação que pertencia à Copel na Companhia Paranaense de Gás (Compagas). A operação havia sido anunciada no dia 10 de julho, data da assinatura do contrato para a compra da totalidade da participação da Copel na empresa de distribuição de gás canalizado no Paraná. A operação foi aprovada pelos órgãos competentes.
De acordo com o CEO da Compass, Antonio Simões, a aquisição é mais um passo para consolidar a estratégia da Compass de promover uma transição energética segura e eficiente por meio do desenvolvimento do mercado de gás natural do Brasil.
“Acreditamos no potencial do mercado paranaense. O Estado reúne características demográficas e geográficas muito adequadas para ampliar o acesso aos benefícios do gás canalizado. Nosso objetivo é destravar esse valor, investindo para levar os serviços a um número maior de clientes, regiões e municípios”, afirma Simões.
“Ao lado do conhecimento acumulado pela Compagas, queremos colaborar com a nossa experiência de gestão para criar um importante vetor de desenvolvimento de infraestrutura e contribuir com a segurança energética do Paraná”, completa o CEO da Compass.
A Compagas é a concessionária de distribuição canalizado no Paraná, operando esse serviço com exclusividade no Estado. Atende mais de 55 mil clientes nos segmentos industrial, comercial, residencial, veicular e de geração elétrica. Sua rede de distribuição conta com cerca de 880 quilômetros em 16 municípios: a capital Curitiba e em Araucária, Arapoti, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Carambeí, Castro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Palmeira, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais. O contrato de concessão tem vigência até junho de 2054.
A Compass é uma companhia controlada pela Cosan que tem o propósito de promover uma transição energética segura e eficiente. Fundada em 2020, a Compass é uma gestora de negócios independentes que já investiu mais de R$ 9 bilhões para desenvolver o mercado de gás natural e biometano no país.
Suas operações estão agrupadas em dois segmentos: Distribuição de Gás e Marketing & Services.
Em Distribuição de Gás, a Compass atua por meio de dois veículos: a Comgás, a maior distribuidora de gás canalizado do Brasil, em São Paulo; e a Commit, uma joint-venture que detém participação em distribuidoras de gás canalizado em distintas regiões do Brasil, tendo como sócia a Mitsui.
No segmento de Marketing & Services, a Compass atua através da Edge, responsável pelos ativos e operações de Gás Natural Liquefeito (GNL), biometano e comercialização de gás. A Edge tem compromisso com o desenvolvimento do mercado livre e a ampliação das opções de suprimento de gás natural e biometano, proporcionando alternativas de flexibilidade, competitividade e descarbonização sob medida aos clientes “on” e “off-grid”.
Em sua agenda ESG, a Compass foi reconhecida este ano como a única empresa de gás da América Latina a emitir dívida atreladas a compromissos ambientais e sociais e a primeira do setor a fazer parte da “A List”, a nota máxima do Carbon Disclosure Project (CDP). A empresa obteve ainda o Selo Ouro no programa brasileiro do GHG-Protocol, que incentiva empresas a mensurar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
- IBM lança seus computadores quânticos mais avançados até o momento
- Apras inaugura sede em Curitiba
- 4 dicas para facilitar a implementação da IA nos negócios
- Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
- 5 certificações essenciais para iniciar ou avançar na carreira de tecnologia