Nesta semana, a Associação Comercial do Paraná (ACP) assinou um acordo de cooperação com a Unión Industrial Paraguaia (UIP), presidida por Enrique Duarte.
“Nosso objetivo é fortalecer as relações bilaterais e comerciai do Estado do Paraná por meio da Associação Comercial do Paraná com o mercado e indústrias do Paraguai”, diz o Presidente da ACP, Paulo Mourão.
Como desdobramentos iniciais do acordo, estão a criação de grupos de trabalho que envolverão diversas áreas, dentre elas de negócios, câmaras setoriais e as áreas jurídicas de cada instituição, que serão responsáveis por auxiliar as empresas de cada país no desenvolvimento dos trabalhos. Pela ACP, o Diretor Jurídico Eduardo Stremel ressalta que “a credibilidade de ambas instituições, acompanhadas de uma segurança jurídica irá facilitar os negócios dos empresários dos dois países”.
A reunião foi acompanhada também pela empresária Rita Mourão, do setor moveleiro, e pelos Vice-presidentes da ACP, Eron Cunha e Cléber Amorim.
Ainda na mesma data, a comitiva da ACP também visitou a Câmara de Comércio Brasil–Paraguai (CCBP), instituição dedicada a promover e fortalecer os laços comerciais e econômicos entre Brasil e Paraguai, em um encontro que fortaleceu as relações institucionais e abriu novas oportunidades de cooperação bilateral, com a participação do Sr. Cristhian Riquelme (CR Consultores), do Sr. Lauro Ramírez (Club de Ejecutivos) e, por parte da CCBP, de seu presidente Fabio Fustagno, do diretor Sebastián Benítez Bittar e da gerente-geral Carolina Vergara.
O Presidente da ACP, Paulo Mourão, nomeou o vice-presidente Cleber Amorim como responsável por conduzir e tratar dos assuntos institucionais e empresariais relacionados ao Paraguai. A partir dessa cooperação, a ACP passa a contar com um canal oficial e direto de comunicação com os principais agentes do Governo do Paraguai, permitindo que cada tema seja tratado de forma objetiva com o setor específico de cada segmento, além de um relacionamento estruturado com os principais grupos empresariais do país. “O objetivo é gerar oportunidades concretas de negócios, ampliar o acesso estratégico e fortalecer a atuação internacional dos associados da ACP, contribuindo diretamente para o aumento da competitividade das empresas brasileiras em relação ao mercado, tanto no cenário nacional quanto global”, explica Amorim.
