Em expansão, setor de viagens corporativas traz oportunidades de negócios e movimenta economia local
Para além das lindas fotos no Jardim Botânico e na Ópera de Arame, Curitiba tem se tornado um expoente também de outro tipo de turismo, o corporativo. O número de pessoas que viajam à capital paranaense para congressos, encontros de negócios e outros eventos corporativos é cada vez maior e, em 2023, a cidade foi o terceiro principal destino para esse tipo de viagem no Brasil.
O mercado de turismo corporativo responde por cerca de metade do total de viagens realizadas no mundo. Um estudo feito pela Precedence Research em 2023 mostrou que esse mercado movimentou quase US$ 1 trilhão. A expectativa é que ele chegue a US$ 1,75 trilhão até 2032, com uma taxa média de crescimento anual de 7,2%. Surfar nessa boa onda depende, no entanto, de uma infraestrutura robusta, que comporte eventos de grande porte, com participantes de dentro e fora do país.
Fatores como a boa oferta de hotéis e os modernos centros de eventos são os principais motivos para o sucesso recente do setor em Curitiba. Além disso, ao longo dos últimos anos, a cidade tem se tornado um importante hub de negócios e inovação, o que ajuda a fomentar o interesse dos turistas em conhecer as muitas oportunidades de troca de experiências.
Crescimento impulsiona players do setor
O diretor comercial e de eventos da Cruzeiro do Sul Educacional, que inclui a UP Experience, Eduardo Faria, lembra que o crescimento é positivo também para que os espaços sejam continuamente melhorados para receber os eventos. “Dentro da UP Experience nós temos mais de 300 espaços disponíveis, o que requer um investimento alto em manutenção e melhorias. O crescimento do setor certamente nos ajuda a manter esse investimento e, consequentemente, oferecer espaços cada vez mais adequados a todo tipo de evento.” Com dois teatros – Teatro Positivo e Teatro UP Experience -, um centro de convenções, laboratórios, complexo esportivo e outros equipamentos, a UP Experience é um dos grandes players desse mercado na capital paranaense. Em 2023, o Constelação Natal, realizado em parceria com a Prefeitura, atraiu mais de 110 mil pessoas ao campus da Universidade Positivo.
Localmente, o crescimento global desse tipo de turismo tem um impacto econômico significativo. A boa fase contribui para a geração de empregos e a movimentação do comércio local. Em 2023, por exemplo, houve um aumento de 13% no volume total de diárias em Curitiba, em comparação com o ano anterior. O movimento crescente fortalece a rede de hotéis do município, assim como restaurantes e outros serviços, o que, por sua vez, ajuda a manter a cidade um polo de negócios importante no cenário nacional.
- Gartner prevê que receita mundial de semicondutores crescerá 14% em 2025
- IBM avança em segurança de IA e em tecnologia Quantum Safe
- Curitiba se prepara para sediar Data Science Summit 2024
- Terceira revolução da agricultura: smart farming tem avanços consideráveis no Brasil
- A contribuição dos data centers no combate à crise climática e energética