4 dicas para facilitar a implementação da IA nos negócios

Segundo especialista da Alura + FIAP Para Empresas, a tecnologia já está consolidada na rotina de muitas organizações, mas utilizá-la corretamente requer estratégias assertivas

De acordo com o Índice Global de Inovação, divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Brasil ocupa a 50ª posição no ranking, uma a menos do que a alcançada no ano anterior. Essa oscilação demonstra que as instituições e empresas estão em busca constante de novas formas de inovar com qualidade, sendo que, nos últimos anos, esse objetivo passou a ser pautado principalmente pela Inteligência Artificial (IA). 

Segundo Gustavo Torrente, Head of Sales & Technical Solutions da Alura + FIAP Para Empresas, o uso da ferramenta não está relacionado com o seu “hype” recente, mas sim a uma análise crítica, estratégica e que entrega resultados concretos. “A IA não é uma fórmula mágica para todos os problemas, mas sim uma aliada para otimizar processos e gerar valor. Por isso, o caminho para uma implementação bem-sucedida reside em alinhá-la aos objetivos de negócio”, diz. 

O especialista também reforça que esse recurso tecnológico deixou de ser um tema futurista para se tornar uma realidade presente em diversas organizações e setores. “O maior desafio é transformar o discurso em prática. Portanto, além de adotar essa tecnologia, as empresas devem construir uma cultura organizacional que estimule a sua experimentação”, complementa.

Dicas para facilitar a implementação da IA

A pesquisa da Data-Makers revela que 8 em cada 10 executivos entrevistados indicam que a IA é uma de suas prioridades. Torrente explica que há algumas ações que podem ajudar esses empresários e empreendedores a otimizar seus investimentos na tecnologia e facilitar a sua implementação.

  • Cultura data-driven: sem dados confiáveis, acessíveis e em um formato adequado, a IA não consegue mostrar seu valor. “Uma cultura data-driven ajuda a mensurar o impacto da tecnologia, garantindo que seja usada de modo assertivo”, pontua o especialista.
  • Desenvolvimento de Digital Skills: a escassez de profissionais qualificados é um grande obstáculo para inovar com a IA. Torrente ressalta, que o investimento na contratação, formação e retenção de talentos capazes de desenvolver, implementar e gerenciar soluções tecnológicas como essa é indispensável. “No final, as empresas que entendem a importância da capacitação em habilidades digitais conseguem superar tanto os seus próprios desafios quanto às mudanças constantes no mercado.”
  • Análise realista de custos: implementar a IA também envolve custos e desafios que vão além da aquisição de softwares. “É crucial considerar a alocação de recursos em infraestrutura tecnológica, adaptação de processos, treinamento da equipe e gestão de mudanças”, acrescenta o especialista.
  • Foco na experiência do usuário e na ética: além da demanda pela usabilidade, questões como o viés algorítmico, a privacidade dos dados e a transparência na tomada de decisões exigem uma grande atenção para garantir o uso responsável da IA. “Soluções complexas, pouco intuitivas e que não pautadas em valores éticos não podem ser adotadas”, finaliza Torrente.
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