Viacredi constitui dez Comitês Cooperativos no Paraná

Reunião presencial da Viacredi em Curitiba para formação dos Comitês dos Cooperados

Órgão consultivo atua na aproximação da cooperativa com a comunidade local

A Viacredi, cooperativa do sistema Ailos, oficializou na última quarta-feira (27) os novos integrantes dos Comitês Cooperativos de dez postos de atendimento no Paraná. Com o grupo presente, este foi o primeiro grande encontro presencial da cooperativa no Estado desde novembro de 2019, quando inaugurou seu primeiro Posto de Atendimento (PA), em São José dos Pinhais. Em dois anos e meio, a Viacredi já conta com atendimento em 10 PAs, 80 colaboradores e mais de 65 mil cooperados no Estado, com mais de R$ 162 milhões em créditos concedidos aos paranaenses.

A posse dos Comitês Cooperativos foi realizada no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e contou com as presenças do presidente da Viacredi, Sergio Cadore, do vice-presidente Ricardo Tomaz e do diretor executivo Vanildo Leoni, que apresentou o balanço do primeiro semestre de 2022 da cooperativa aos membros dos Comitês.

Sergio Cadore reafirmou o compromisso da cooperativa de apoiar a comunidade social e economicamente. “Essa é a base do cooperativismo e nosso objetivo”, ressaltou o presidente. Já Vanildo destacou o interesse das pessoas no evento e o crescimento da cooperativa e dos cooperados no Paraná, o que confirma o propósito de unir cada vez mais pessoas para um desenvolvimento comum.

Vanildo ainda ressaltou a importância dos Comitês no fortalecimento do relacionamento e o crescimento conjunto da cooperativa, do cooperativismo e das comunidades. O modelo de atuação com Comitês Cooperativos foi criado em 2005, com a participação de cooperados dos Posto de Atendimento. Incialmente o foco prioritário eram as ações educativas, que, ao longo do tempo, expandiram para uma atuação no relacionamento da cooperativa com os cooperados e com a comunidade, e atuando para colocar em prática os 7 princípios do cooperativismo.

Um exemplo do relacionamento da cooperativa com a comunidade é a parceria com a Associação Paranaense do Diabético Juvenil (APAD), entidade da qual o cooperado Rafael Taques Pilatti é diretor tesoureiro. Para ele, que hoje faz parte do comitê cooperativo do bairro Portão, em Curitiba, o papel da cooperativa é contribuir para o crescimento em conjunto e mostrar que ninguém está sozinho. “Eu decidi fazer parte da Viacredi justamente por acreditar no ideal do cooperativismo. Lutar sozinho é muito difícil e eu acredito no coletivo”, concluiu.

Compartilhar