Auxiliar de produção e promotor de vendas foram as funções com mais oportunidades; atualmente são quase 16 mil vagas abertas em todo o país
O número de vagas de empregos em 2023 cresceu 10,18%, em comparação com o ano anterior, segundo dados da Employer Recursos Humanos em parceria com o Banco Nacional de Empregos. Atualmente, são quase 16 mil vagas disponíveis pela empresa em todo o país.
“O ano de 2023 se destacou como um período repleto de oportunidades para aqueles que buscam inserção ou progressão no mercado de trabalho. Observamos uma demanda expressiva por funções como auxiliar de produção, promotor de vendas e auxiliar administrativo”, explica Marcelo de Abreu, Vice-Presidente da Employer Recursos Humanos. Outras funções como: operador de máquinas, auxiliar de serviços gerais, operador de empilhadeira, safrista, auxiliar de estoque e vendedor externo também se destacaram no cenário de contratações
“Estamos vivenciando um cenário otimista no mercado de trabalho, com quase 16 mil oportunidades disponíveis, especialmente para aqueles que têm pouca experiência ou buscam a recolocação profissional. Neste período de transição entre o final e o início do ano, as regiões agrícolas se destacam, abrindo portas para safristas e trabalhadores temporários, evidenciando que há um horizonte promissor para quem está disposto a ingressar ou se reinserir no mercado”, afirma.
Especialista dá dicas para começar o ano com emprego novo
Segundo Marcelo de Abreu, o início do ano é uma excelente época para quem quer conquistar a sonhada vaga no mercado de trabalho. Principalmente em regiões agrícolas e em regiões turísticas, aumentam as contratações de trabalhadores para atender as demandas sazonais.
Para quem quer começar o ano trabalhando, Abreu dá algumas dicas:
Mantenha o currículo atualizado: ter um currículo atualizado e que destaque suas principais habilidades e experiências é fundamental. Lembre-se de ser claro e objetivo quanto às suas pretensões. Inclua cursos, certificações e experiências relevantes.
Cadastre-se em plataformas de emprego: Além de manter um perfil profissional nas redes sociais, cadastrar o currículo para as oportunidades disponíveis em plataformas de emprego é uma excelente dica. A Employer atualiza constantemente as vagas disponíveis em todo o Brasil por meio do site do Banco Nacional de Empregos.
Invista em capacitações: invista o seu tempo em capacitações que tenham sinergia com a sua área de atuação. O desenvolvimento profissional continuado é um diferencial importante no processo de seleção. Existem diversas opções de cursos online e gratuitos que podem contribuir bastante para a formação profissional.