Usinas Salto Santiago e Salto Osório estão com agenda aberta para visitas guiadas às instalações

Iniciativa integra o Conexão, programa que reúne visitação e ações de educação ambiental, ferramentas importantes no engajamento comunitário e na difusão da cultura de sustentabilidade

Visitar a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, localizada no município de Saudade do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica Salto Osório, em São Jorge D’Oeste, ambas no Rio Iguaçu, já é uma ação consolidada e difundida entre o público escolar e a comunidade da região. Além de ser uma atividade que agrega educação ambiental às crianças, a visita também pode ser uma ótima opção de lazer, levando conhecimentos para diferentes públicos, como jovens, adultos e idosos.  

É possível conhecer as instalações das Usinas, aprender como é realizada a geração de energia, entender a importância das hidrelétricas para a região, além de conhecer os projetos socioambientais desenvolvidos localmente. As visitações são gratuitas e abertas ao público mediante agendamento prévio, podendo ser realizadas em grupo ou individualmente.

“Manter um relacionamento próximo e um diálogo aberto com a comunidade do entorno das usinas é parte do nosso compromisso. Além de poder abrir as portas da nossa casa, conseguimos levar conhecimento e informações importantes para o público, apresentando a relevância da hidrelétrica para a região, as atividades que desenvolvemos e os projetos que apoiamos e que contribuem diretamente para o desenvolvimento local” destaca Diego Seminara, gerente regional de operação da ENGIE Brasil Energia.

O Programa de Visitas da ENGIE foi criado em 2008, com o objetivo de manter o engajamento e a transparência com as comunidades. Desde então, já foram registradas mais de 3.400 mil visitas proporcionando que mais de 90 mil pessoas tivessem acesso às usinas da Companhia, de diferentes regiões do país. Com a necessidade de oferecer uma experiência única aos visitantes, em 2021, os Programas de Visitas e de Educação Ambiental foram reestruturados e passaram a ser chamados de Conexão.

Durante as visitas, é abordado características do parque gerador da ENGIE Brasil Energia, bem como localização dos seus ativos, com o objetivo de aproximar a comunidade regional das usinas, além de contribuir para que as pessoas conheçam a estrutura, funcionamento e como ocorre o processo de geração de energia. Durante as visitas também são abordados temas de educação ambiental, programas de gestão socioambiental, com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada indivíduo rumo a um desenvolvimento sustentável. Além disso, também podem ser agendadas visitas com abordagens técnicas ou específicas sobre operação e manutenção dos ativos.

Por meio do Programa de Visitas Conexão, as escolas participam do “Projeto TransformAção – Transformando a Relação das Pessoas com a Energia”, onde é realizado no começo do ano uma capacitação com os diretores e professores das escolas municipais, estaduais e privadas dos municípios lindeiros e divulgado o edital do programa, o qual possui como metodologia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), o Programa tem por objetivo fomentar a cultura da sustentabilidade nos alunos, anualmente cerca de 100.000 mil pessoas são impactadas direta ou indiretamente na regional, por meio deste programa.  

O Programa preza pelo diálogo, ancorado na troca de conhecimento e experiências, de modo a oferecer à comunidade informações relevantes não apenas sobre ações ambientais empreendidas pela ENGIE, mas também sobre outras temáticas essenciais à sustentabilidade.

Para agendar a visita é preciso entrar em contato com as usinas, pelo (46) 3246-8316 e falar com Pricila Betize Trindade na Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, e pelo (46) 3581-6002 e falar com Eliany Kozak na Usina Hidrelétrica de Salto Osório.

As Usinas Hidrelétricas Salto Santiago e Salto Osório são operadas pela ENGIE Brasil Energia, uma das maiores empresas privadas de geração, transmissão e comercialização de energia no país. Presentes no estado há mais de 40 anos, as usinas têm capacidade instalada de 2523MW, capazes de abastecer, em média, 11 milhões de habitantes. Essa energia é inserida no sistema interligado nacional (SIN) e pode ser usada por consumidores de outras regiões do país. Atuando com respeito às pessoas e ao planeta, a ENGIE se envolve de maneira prática com as comunidades vizinhas, e por isso, desenvolve projetos socioambientais que contribuem de forma efetiva com pessoas e meio ambiente.

Compartilhar