Tendências de pagamento no e-commerce brasileiro para a Black Friday 2023

Recentemente, a Tray, plataforma de e-commerce que oferece soluções para criação de lojas virtuais personalizadas e com as funcionalidades ideais para cada tipo de negócio, divulgou dados sobre os métodos de pagamento mais utilizados pelos seus consumidores dentro da sua plataforma.

O estudo foi realizado a partir de informações da plataforma Tray, no período entre 2020 e 2022. Com base nesses dados, é possível identificar tendências que podem auxiliar empreendedores a se prepararem para a Black Friday 2023 e outras datas importantes do varejo.

De acordo com a análise, as formas de pagamento mais populares incluem carteiras digitais, cartão de crédito e boleto bancário. No entanto, o grande destaque fica por conta do crescimento consolidado do Pix, que apresentou um aumento de 200% entre 2021 e 2022. Apesar disso, é importante ressaltar que, dentro da plataforma Tray, o Pix ocupou apenas a sexta posição entre os métodos de pagamento mais utilizados durante o período avaliado.

Em relação aos números totais, o pagamento por cartão de crédito foi o segundo mais utilizado, com um crescimento de mais de 62% durante todo o período. 

Entre as formas de pagamento que registraram queda, o boleto bancário se destacou, apresentando uma diminuição de mais de 24% durante o período total, e de mais de 33% entre 2021 e 2022. Apesar disso, o boleto ainda ocupa a quarta posição entre os métodos de pagamento mais utilizados em números totais. Transferências e transações por débito tiveram uma queda de mais de 5% entre 2020 e 2022, e uma redução ainda maior de mais de 25% entre 2021 e 2022. Já os pagamentos com dinheiro e cheque tiveram uma queda expressiva de mais de 77% entre 2020 e 2022, e de mais de 50% entre 2021 e 2022.

Com base nas informações levantadas, os empreendedores têm várias opções para se preparar para a Black Friday e outras datas importantes do varejo. Uma delas é oferecer uma ampla variedade de opções de pagamento, dando destaque para os métodos mais populares, como cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e carteiras digitais. Além disso, podem considerar oferecer descontos ou incentivos para os consumidores que optarem por usar carteiras digitais como forma de pagamento.

“Ao se prepararem adequadamente para essas datas de alta demanda, os empreendedores podem aumentar suas chances de sucesso e maximizar as vendas”, afirma Vinícius Guimarães, gerente executivo de Marketing da Tray. “Com as informações apresentadas pela pesquisa, eles têm condições de tomar decisões mais assertivas sobre como melhorar a experiência de compra dos clientes e, assim, ampliar sua participação no mercado”.

Compartilhar