Tecnologia em nuvem no Brasil deve ter nova alta em 2023

Mercado de TI encerrou o ano com aumento de 22,9%. Resultado deve manter alta em 2023, impulsionado  pela adoção de soluções de produtividade, ferramentas de análise de dados e uso de tecnologia para melhorar marketing e vendas, todas elas com base em nuvem 

O mercado de tecnologia em nuvem está em crescimento no Brasil. O recente resultado do relatório ISG Provider Lens mostra o país como local estratégico para a Amazon Web Services (AWS), que fortaleceu sua posição como líder, expandindo suas operações e entregando mais produtos e serviços. O dado é ainda reforçado pela pesquisa iMonitor IT, que mostra  22,9% de alta no mercado de TI, segmento que também registrou um recorde histórico com 11% das empresas do setor crescendo acima de 50% no ano. 

De acordo com o especialista em tecnologia em nuvem, Wagner Andrade, CEO da dataRain — uma das principais parceiras AWS no País — a tendência deve se manter em alta para 2023, principalmente para os setores Financeiro, Comércio, Saúde, Educação, Manufatura, Governo, Utilities e Agronegócio. “Mesmo em um ano marcante, como foi 2022, em que o Brasil viveu Copa do Mundo e eleições, além de sentir os reflexos remanescentes da pandemia e da Guerra na Ucrânia, tivemos um crescimento expressivo. Para o próximo ano, a previsão é ainda de alta, principalmente se considerarmos a adoção da nuvem para possibilitar o uso de soluções de aumento de produtividade, ferramentas de análise de dados, e uso de tecnologia para melhorar marketing e vendas”, disse. 

Andrade ressalta que as projeções para 2023 e 2024 mostram um novo patamar com crescimento anual superior a 20% para o período, o que seguirá beneficiando as empresas de prestação de serviços de Computação  em Nuvem, como a dataRain, que cresceu acima dos mercados de TI e de nuvem, alcançando 72% de incremento no faturamento de 2022. “Isto se deve à procura por modernização de aplicações, que precisam de migração para a nuvem para aperfeiçoar sua  infraestrutura de TI, com elasticidade, racionalização de custos e maior segurança”.

Para ele, a migração para a nuvem é uma necessidade premente, pois as empresas precisam ser cada vez mais ágeis e eficientes para oferecer melhores produtos e serviços, num abiente de negócios que se torna mais competitivo a cada dia “A transformação digital é um divisor de águas. Quem não se modernizar perde em termos de competitividade, modernidade e na gestão de suas organizações e de seus negócios. Muitas pessoas não percebem que estão cercadas de aplicações em nuvem e que já a usam intensivamente, quando mandam uma mensagem, navegam nas redes sociais, efetuam transações bancárias, fazem reservas ou compras online e até mesmo realizam uma teleconsulta médica. A nuvem permeia a nossa vida de uma maneira indissociável e fará cada vez mais parte da vida das pessoas”, finalizou.

ISG Lens

O relatório ISG Lens, que avalia os parceiros do ecossistema AWS, destaca a dataRain como líder em quatro quadrantes: Data Analytics & Machine Learning, Internet of Things (IoT), Migration Services  e Public Sector. A consultoria ainda aparece como Rising Star (nível de ascensão à liderança na próxima edição) em Consulting Services. O resultado mostra o crescimento da relevância da dataRain como provedora de serviços de nuvem. Em 2021, a dataRain liderou a categoria de IoT e foi classificada como ‘market challenger’ em Data Analytics & Machine Learning.

Compartilhar