LeadFinder, especialista em automação para marketing e vendas, ainda projeta crescer dez vezes nos próximos 18 meses
A startup LeadFinder, pertencente ao portfólio da corporate venture Leonora Ventures, foi selecionada entre dezenas de outras empresas para receber investimentos da aceleradora Ventiur. Com a transação, o valor de mercado (valuation) da startup passou de US$ 1 milhão.
Agora, os recursos financeiros do fundo de investimentos sob gestão da Ventiur e seu processo de aceleração permitirão que a startup consiga implementar o plano de expansão. Entre as ações previstas está a inclusão de novas funcionalidades para a plataforma, voltada à automação de marketing para pequenos negócios. “Nossa projeção é crescer dez vezes nos próximos 18 meses”, destacou o CEO da LeadFinder, Fernando Osmarini.
A paranaense LeadFinder é focada em automatizar processos comerciais para conquistar e manter clientes nas empresas. É a primeira plataforma brasileira de CRM e automação de marketing que oferece outsourcing (terceirização) de times comerciais de marketing, pré-vendas e vendas. A companhia revolucionou as ofertas para pequenas e médias empresas, com um modelo completo de máquina de vendas em um único software.
A empresa começou o desenvolvimento da plataforma em 2018, mas o lançamento comercial foi em abril de 2018, quando passou a atuar na criação de um modelo escalável unindo pessoas, processos, dados e tecnologia em um propósito de conquistar e reter mais clientes. Um de seus diferenciais é a possibilidade que o empresário tem de contratar profissionais de vendas conforme a demanda. “Entendemos a dor do pequeno empreendedor, principalmente pela falta de recursos para investir no planejamento de marketing e vendas de seu negócio”, ressaltou Osmarini.
Ele revelou também que a LeadFinder registrou considerável crescimento durante a pandemia, atraindo principalmente empresas que precisaram “migrar” para o mercado on-line – dados do Sebrae indicam que cerca de 70% dos empreendedores no Brasil passaram a oferecer produtos e serviços pela internet em função das medidas restritivas impostas pela covid-19.
Escolha da Ventiur
Durante o período do #GoHard 15, que durou quase dois meses, critérios como diferenciais competitivos e entrega de soluções reais para o mercado foram analisados pela Ventiur. Também foram realizadas entrevistas com os comandantes da startup e clientes, tendo como objetivo conhecer de maneira mais detalhada os negócios apresentados e o perfil de cada um deles.
Segundo o Head de Seleção de startups da Ventiur, Rodrigo Pimenta, a LeadFinder tem características muito relevantes, as quais foram determinantes para sua escolha. “Entre os pontos que mais chamaram a atenção dos investidores está o perfil dos empreendedores, pois eles conhecem muito bem o mercado em que estão atuando”, observou.
Além desses fatores, o executivo comentou que, durante o período de seleção, a equipe da Ventiur recebeu feedbacks muito positivos dos clientes que já utilizam a solução da LeadFinder em suas atividades. “Outro ponto que nos chamou a atenção foi o fato de que eles conhecem a dor do cliente e entendem bastante do processo de vendas”, destacou Pimenta.
Smart money
Além do aporte financeiro, os empreendedores recebem mentorias voltadas a resultados práticos – o chamado smart money. Assim, segue o apoio da Leonora Ventures, que tem objetivo de fomentar ideias inovadoras, bem como promover a aproximação entre organizações já consolidadas e startups, e inicia-se o acompanhamento dos mentores e do gestor de aceleração da Ventiur.
Nessa etapa, os empreendedores participarão de workshops temáticos e bootcamps, em que serão abordadas questões como liderança, inovação, aspectos jurídicos, customer success, governança para startups, contabilidade, vendas etc.
Essa fase é também uma oportunidade para que os empreendedores possam apresentar os resultados do trabalho desenvolvido, possibilitando a troca de experiências e o networking com demais atores do ecossistema.
A Ventiur já investiu em mais de 75 negócios, avaliados em mais de R$ 700 milhões. Esses empreendimentos pertencem aos segmentos de tecnologia, serviços, saúde, agronegócio, entre outros. Além das companhias que receberam aporte, outras 5 mil foram avaliadas pela aceleradora ao longo de nove anos de atuação.