O franchising brasileiro comemora os resultados positivos alcançados no ano passado. Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento, sendo responsável por movimentar mais de R$ 211 bilhões em 2022 e com um acréscimo de 14,3% no faturamento.
No Sul, o mercado de franquias na Região faturou mais de R$ 38 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquia na Região cresceu 11,3%, chegando a 33.180 mil operações.
No Paraná, foi observado um crescimento de 16,5% no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 14 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado paranaense expandiu 11,6%, totalizando 13.716 operações.
Os segmentos que mais se destacaram em faturamento no Estado foram Entretenimento e Lazer (42,9%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (36,3%), e Saúde, Beleza e Bem-Estar (34,2%). Em relação ao crescimento das operações, aqueles com maior expansão foram Limpeza e Conservação, Entretenimento e Lazer, e Alimentação – Food Service.
As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que esse crescimento está muito ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, com o maior fluxo de consumidores nas lojas físicas, inclusive em shoppings e outros centros comerciais, e ao mesmo tempo que delivery e e-commerce não perderam força.
Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1,589 milhão de pessoas empregadas diretamente neste quarto trimestre, ante 1,411 milhão no mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma a
lta de 12,6% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados. No Paraná, esse índice equivale a uma alta de 16%.