Para oferecer mais comodidade e facilidade para os 45 mil usuários do Cartão Qualidade (CQ), o Instituto Curitiba de Informática está desenvolvendo um aplicativo no qual será possível ter acesso às principais funcionalidades do serviço, como saldo, extrato, informações da rede conveniada e localização dos serviços mais próximos por meio de geolocalização. “Hoje, o portal do Cartão Qualidade tem aproximadamente 24 mil acessos por mês, dos quais um terço são feitos a partir de dispositivos móveis. O aplicativo deve atender de forma simples e funcional esses usuários que buscam tecnologias mobile, um grupo que está crescendo progressivamente”, explica o gerente de Sistemas do ICI, Wagner Morais Correa.
O aplicativo, que deve ser lançado até o final de junho e estará disponível na plataforma Android, foi criado a partir de investimentos que o ICI realizou em uma nova plataforma para desenvolvimento de soluções mobile. “Estamos prontos para atender demandas da gestão pública na área de dispositivos móveis. Temos uma equipe focada em novas tecnologias que se dedica à pesquisa e internalização dos conhecimentos em diferentes núcleos de desenvolvimento”, explica Wagner.
O coordenador de Serviços Continuados do ICI, Vilson Luiz Horst, comenta que contar com um aplicativo mobile para o Cartão Qualidade era um objetivo do setor há algum tempo: “Agora será muito mais fácil para o usuário, pois ele terá informações na palma da mão, sem precisar do contato com o Service Desk. Dessa forma, reduzimos a demanda de atendimento pessoal e oferecemos vantagens para o usuário, garantindo toda a segurança de dados no processo”.
Segundo Vilson, a expectativa é levar, em breve, essa mesma facilidade para a rede conveniada ao serviço, que hoje conta com 316 empresas e 700 pontos de compras. “São mais de 120 mil transações realizadas por mês”, aponta Mário Tsukahara, da equipe do CQ.
Atualmente, o setor de Cartão Inteligente do ICI atende servidores da Prefeitura de Curitiba e também instituições como Instituto Curitiba de Informática, Urbanização de Curitiba (Urbs), Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Fundação Cultural, Fundação de Ação Social, Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).