Serviço de Pesquisa do ICI mapeia satisfação de cidadão com administração municipal

Acompanhar a satisfação da população com os serviços públicos municipais e verificar quais pontos críticos merecem mais atenção por parte dos gestores da cidade. Estas são duas das demandas atendidas pelo serviço de Pesquisa oferecido pelo ICI e atualmente em uso pela Prefeitura de Curitiba no segmento de Saúde.

A pesquisa mais recente realizada pelo Instituto, com amostra de 10 mil pessoas, apontou que o índice de satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades do Sistema Único de Saúde em Curitiba é de 85%. A pesquisa é realizada trimestralmente e resulta em relatórios detalhados sobre todas as unidades da rede pública de Saúde no município.

O diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, explica que o Instituto trabalha com auxílio de técnicas de investigação científica e critérios estatísticos a partir de metodologia que envolve um complexo estudo do cenário sociopolítico-econômico e das particularidades da população local. “Este serviço do ICI aumenta a segurança para tomada de decisão no momento de planejar ações e investimentos. Ele está em total consonância com nosso objetivo maior com o a atuação do ICI, que é apoiar o aprimoramento da gestão pública”, explica Luís Mário.

Segundo Luiz Fernando Lucas, coordenador de projetos no ICI, as pesquisas são uma importante fonte de informação, pois “identificam a amostragem entrevistada quanto a sexo, faixa etária e nível de escolaridade. Elas fornecem subsídios para uma gestão assertiva, focada nas necessidades apontadas pela população para melhorar o nível de atendimento e a qualidade de vida dos cidadãos de todo um município”.

No caso da pesquisa trimestral realizada para a Secretaria de Saúde de Curitiba, Lucas explica que ela mede a satisfação da população quanto ao atendimento das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Centros de Especialidades, avaliando o motivo da procura pelos equipamentos de saúde, a resolutibilidade do atendimento, tempo de espera e também a qualidade do atendimento realizado pelos funcionários da própria secretaria.

Além da realização de pesquisas, o serviço oferecido pelo ICI à gestão pública pode se dedicar a diferentes tipos de comunicações: informar sobre a realização de eventos, convocar concursados aprovados em seleção pública, entre outras funcionalidades que envolvem o contato com o cidadão.
“Hoje a equipe conta com oito pessoas no teleatendimento, um analista de sistemas, um estatístico, além de monitoria, supervisão e coordenação”, explica a supervisora da solução de Pesquisa do ICI, Mirian Alves de Lima Silva. “Passamos por treinamento constante para manter sempre a excelência na pesquisa, com escutas em tempo real e desenvolvimento permanente da equipe”, detalha.

Fonte: Instituto Curitiba de Informática

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