Produção de nova linha de montagem da Caterpillar gera 400 empregos na Grande Curitiba

a Caterpillar Brasil inaugurou nesta quinta-feira, dia 19, uma nova linha de montagem em sua Unidade de Campo Largo, no Paraná. A cerimônia contou com a presença do governador Ratinho, secretários e autoridades locais.

Com a nova linha de montagem, a fábrica paranaense dobrará a produção. A unidade já produz miniescavadeiras, retroescavadeiras e carregadeiras. O novo equipamento suprirá o mercado brasileiro e será exportado para América do Norte, América Latina, Europa, África, Oriente Médio e Ásia.

A instalação da linha demandou otimizações no processo fabril, automatização de sistemas de solda e abastecimento de fluídos e a introdução de ferramentas da indústria 4.0.

400 novos postos de trabalho

Para suportar o aumento da atividade fabril, a unidade está adicionando aproximadamente 400 postos de trabalho, incluindo profissionais de operações, engenheiros, especialistas da qualidade, desenvolvedores de fornecedores, compradores, entre outros.

O governador Ratinho acompanhou a cerimônia e conheceu a nova linha. “A Caterpillar é uma empresa líder global e sua presença no Paraná, absorvendo nossa mão de obra, produzindo e exportando, é um cartão de visita para atrair outras empresas. Somos um dos estados com um dos mais altos níveis de mão de obra qualificada e sustentabilidade. Temos tudo para continuar crescendo”, disse o governador.

O presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto comentou que o investimento realizado contribui para o crescimento da empresa, para a geração de trabalho e renda para a prosperidade de Campo Largo e do Paraná. “Estamos honrados por levar o nome da cidade e do estado registrado no DNA de cada máquina aqui produzida e embarcada mundo afora, feita com as mãos, a garra e o talento de tantos paranaenses”, disse o executivo.

Uma década construindo máquinas no Paraná

No Paraná, a fábrica da Caterpillar em Campo Largo opera desde 2011 em um site industrial moderno, com 50 mil metros quadrados de área construída. Quando iniciou suas operações, a unidade do Sul fabricava apenas um modelo de máquina. Com a nova linha inaugurada em maio deste ano, passa dos atuais 11 para 17 modelos manufaturados. Entre eles, estão as Retroescavadeiras 416 e 420 Série F2, Carregadeiras de Rodas 914, 920, 924, 930 e 938 da Série K, Miniescavadeira 302.7 CR e 303.5E CR e, a partir de agora, as Miniescavadeiras 242, 246, 262 e 272 da Série D3.

Compartilhar