Positivo Tecnologia investe no primeiro fundo da América Latina dedicado à aceleração de govtechs

A experiência de mercado da Positivo Tecnologia em fornecer hardware e serviços para o setor público é determinante para o Fundo GovTech, que fomenta startups com soluções disruptivas para serviços públicos nas esferas federais, estaduais e municipais

A Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia hardware e serviços, é a mais nova cotista do fundo de investimentos GovTech. Trata-se do primeiro fundo na América Latina e um dos pioneiros no mundo a ser totalmente dedicado na atração de govtechs, como são chamadas as startups que utilizam inovação para melhorar serviços e processos em instituições públicas.

Criado em 2021 pela KPTL e a Cedro Capital, duas das principais gestoras de Venture Capital do país, o GovTech atua em dez verticais de serviços governamentais: saúde, educação, segurança, habitação e urbanismo, infraestrutura e mobilidade, saneamento, meio ambiente, defesa civil, cidades inteligentes, legal e regulatório, além de cidadania e gestão pública.

O investimento inicial da Positivo Tecnologia no GovTech é de R$ 7 milhões. Nos próximos três anos, pode alcançar o montante de R$ 40 milhões. Como investidora estratégica, a Positivo Tecnologia também aportará ao fundo o conhecimento de mercado e o apoiará no processo de seleção e aceleração das startups. O investimento faz parte da estratégia de inovação aberta da Companhia, a qual possui um Programa de Corporate Venture Capital que acelera negócios de startups em distintos segmentos econômicos. Soma-se a esse fator, outra característica que exemplifica a diversificação de negócios da Positivo Tecnologia: a atuação no segmento de Instituições Públicas. Por meio do desenvolvimento e fornecimento de tecnologia hardware e serviços, a Companhia tornou-se especialista em licitações e conquistou liderança nesse setor.

Com soluções utilizadas em instituições públicas de mais de 95% dos municípios brasileiros, a Positivo Tecnologia também presta serviços e suporte avançado em instituições municipais, estaduais e federais. Esse amplo leque de atuação da Companhia possibilita conexões diretas com diversas verticais de atuação do Fundo GovTech, com destaque mais imediato para educação, segurança e gestão pública. “Como investidor estratégico, esperamos ter uma presença bastante ativa durante toda a jornada do Fundo. Começa pelo compartilhamento de oportunidades de investimento, apoio nas provas de conceito, assim como mentoria e aceleração das govtechs investidas. Além dos nossos diferenciais de inovação, consideramos muito benéfica para o Fundo a presença que possuímos em todo o território nacional”, comenta a responsável pelo Programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia, Graciete Lima.

O Fundo GovTech

O foco do Fundo GovTech é continuar gerando captação expressiva, a partir dos mecanismos de incentivo da Nova Lei de Informática. Com essa legislação, as empresas do setor podem alocar, cerca de metade dos investimentos obrigatórios de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), em FIPs (Fundos de Investimento em Participações) de empresas de base tecnológica. Todo o ecossistema de tecnologia do País se beneficia e, assim, aproxima o Brasil das melhores práticas de incentivos à inovação dos países desenvolvidos.

Para Adriano Pitoli, head do GovTech, a chegada da Positivo Tecnologia como investidora estratégica ocorre em momento muito importante para o Fundo. “Vemos com entusiasmo que compartilhamos dos mesmos propósitos e valores. Além do foco total na inovação, a missão do fundo de transformar os serviços públicos com base na tecnologia trará novas contribuições também ao propósito da Positivo que é tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente com o uso da tecnologia”, acredita Pitoli.

Compartilhar