A pandemia que assolou o mundo recentemente evidenciou a grande necessidade de investimento na transformação digital, seja pela iniciativa privada ou pelo setor público. Essa demanda se destaca ainda mais quando percebemos que os governos trabalham com uma enorme quantidade de dados e que são os maiores compradores de tecnologia. Com o objetivo de preparar e ajudar a contratação de startups focadas em gerar inovação para a gestão pública, as chamadas GovTechs, a Oracle firmou parceria com a BraziLAB, maior aceleradora dessas startups no Brasil.
A parceria, iniciada pontualmente em 2020, ganha força a partir de 2022 quando as duas organizações se reúnem para produzir em conjunto um novo estudo de mercado nacional com o objetivo de analisar o estado atual do ecossistema GovTech no Brasil, principalmente mapeando as principais startups do setor, e entendendo quais são os desafios e oportunidades para esse segmento, especialmente a partir dos novos marcos legais recentemente editados (Lei de Governo Digital, nova Lei de Licitações e Marco Legal de Startups). Além disso, a parceria também permite que a Oracle participe de palestras, eventos e trocas de conhecimento sobre inovação e tecnologia com o BrazilLAB, contribuindo com seus conhecimentos e expertises na área.
O Brasil é um terreno fértil para as GovTechs e vem investindo muito em transformação digital nos últimos anos. De acordo com a primeira edição do GovTech Maturity Index (GMI) publicado em 2021 pelo Banco Mundial, o País foi reconhecido como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. Além disso, ele foi o único país entre os dez primeiros colocados que tem mais de 100 milhões de habitantes.
Em evento realizado na Casa Oracle no último dia 28 de julho para marcar o lançamento dessa colaboração, o CEO do BrazilLAB, Guilherme Dominguez destacou o seguinte: “Um dos valores fundamentais das atividades que o BrazilLAB desenvolve para fortalecimento do ecossistema GovTech no Brasil é o da colaboração. Assim, quanto mais pessoas e organizações tivermos apoiando nossa causa, melhores serão os resultados do nosso trabalho, seja no âmbito da aceleração de startups ou da produção de conhecimento, gerando ainda mais impacto no setor público. Ter uma empresa global como a Oracle se juntando à outras grandes organizações para apoiar nossos esforços de inovação e transformação digital no Brasil reforçam nossa convicção no que foi feito até aqui e aumentam nossa confiança de ampliar cada vez mais o alcance de nossas iniciativas”.
“Como uma grande empresa de tecnologia, a Oracle entende o seu dever em investir e ajudar agentes de inovação que tem como objetivo trabalhar diretamente com o governo para transformar a situação econômica e social do Brasil por meio da modernização e da tecnologia. Por meio de seu histórico com o setor público, conhecimento em tecnologia e tamanho, vamos contribuir para que o BraziLab e suas GovTechs avancem com a finalidade de tornar o governo cada vez mais digital e próspero”, comenta João Pacheco Fernandez, vice-presidente de Setor Público para Oracle América Latina.
O BraziLAB é o primeiro hub de inovação GovTech do Brasil e atua no fortalecimento do ecossistema de empresas privadas de softwares para o governo tanto em nível nacional, quanto internacional. Fundado em 2016, já conquistaram o seu espaço com mais de 130 startups aceleradas, 49% das soluções aceleradas já rodando no setor público e conta com uma ampla rede de organizações parceiras, públicas e privadas que apoiam a causa da inovação e transformação digital no setor público de fora para dentro.