A quinta edição da Shell Eco-marathon chega ao fim, no Pier Mauá (RJ), e coroa as equipes Pato a Jato (categoria combustão interna – etanol), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco e a Milhagem UFMG Elétrico (categoria bateria elétrica), da Universidade Federal de Minas Gerais, como as grandes vencedoras dessa edição. As duas equipes foram classificadas para participar da etapa das Américas, que acontece nos Estados Unidos. O Shell Eco-marathon, que é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, foi realizado de 22 a 25 de agosto e contou com 30 equipes do Brasil e das Américas.
Na categoria motor à combustão interna, a paranaense Pato a Jato conquistou o tetracampeonato e atingiu o marco de 619km/litro de etanol. Os segundo e o terceiro lugares da categoria também ficaram equipes paranaenses: Eco Delta (gasolina), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio, com 292km/l; seguida pela Pé Vermelho Racing Team, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira, com 223 km/l.
Para se ter uma noção, a distância percorrida com um litro de etanol seria o equivalente a cidade de São Paulo a Balneário de Camboriú (Santa Catarina). Já o nível de eficiência energética alcançado pela equipe Eco Delta permitiria o trajeto entre Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) com 1 litro de gasolina.
Bateria elétrica cresce entre os participantes
Na categoria bateria elétrica, a que mais cresceu nesta edição – quase 80% dos protótipos participantes se encaixam nesta modalidade, em 2019 este número era de 50% – a equipe Milhagem UFMG Elétrico, da Universidade Federal de Minas Gerais, fez história e conquistou o primeiro lugar com um nível de eficiência energética de 312 km/kWh. O marco seria suficiente para percorrer o trajeto entre Resende (RJ) e Santos (SP).
O segundo lugar ficou com a equipe do IFECO, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Rio Grande, com 225km/KWh. A equipe argentina, Kiri Fan, da Universidad Tecnológica Nacional Facultad Regional General Pacheco, conquistou o terceiro lugar da categoria, com 180km/KWh.
“A cada edição da Shell Eco-marathon, esses jovens se superam e trazem melhores resultados. Sabemos que a juventude será uma grande impulsionadora da transição energética e a Shell, com toda a sua expertise, apoia esses estudantes. Nós acreditamos fortemente na investigação científica, na inovação e na tecnologia”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
A quinta edição do evento também premiou as esquipes que tiveram melhor desempenho fora das pistas: o quesito segurança ficou com Eficiem Elétrico (Universidade Federal de Santa Catarina Joinville), melhor design com a Pato a Jato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco), inovação técnica também com a Pato a Jato; a equipe Unisabana Heroes, da Colômbia ganhou uma Menção Honrosa em Inovação Técnica; segurança de viagem foi para a equipe mexicana Miztli e a equipe com o melhor espírito do evento foi para e-Wolt Racing (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca).
A Shell Eco-marathon realizou a maior edição de sua história, com 300 participantes, de diversos estados do Brasil e de países como Argentina, México, Colômbia e Peru. No evento, cada veículo deve percorrer 10 voltas em no máximo 25 minutos. A equipe que fizer o percurso utilizando a menor quantidade de energia, vence. Em 2022, as pistas foram majoritariamente ocupadas por mulheres – mais 80% dos protótipos foram pilotados por alunas. O evento foi realizado no Píer Mauá, Rio e Janeiro, e aconteceu em paralelo ao Shell Talks, que apresentou painéis de especialista debatendo o futuro da energia.
Confira a classificação do evento (2022)
Motor a combustão interna
- 1º lugar: Pato A Jato (etanol) / Universidade Tecnológica Federal do Paraná – 619 km/l
- 2º lugar: Eco Delta (gasolina)/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio – 292 km/l
- 3o lugar: Pé Vermelho Racing Team (gasolina)/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira – 223 km/l.
Bateria elétrica
- 1º lugar: Milhagem UFMG Elétrico/Universidade Federal de Minas Gerais – 312 km/kWh
- 2º lugar: IFECO/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Rio Grande – 225km/KWh
- 3º lugar: Kiri FAN / Universidad Tecnológica Nacional – Facultad Regional General Pacheco – 180 km/kWh