Mercado de franquias no Paraná cresce e o faturamento ultrapassa os mais de R$4 bilhões no 3º Tri de 2022

O franchising brasileiro comemora os resultados alcançados em 2022. O setor de franquias registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

No Paraná, o cenário é ainda melhor pois aponta um crescimento de 25,5 % no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, faturando mais de R$ 4 bilhões. Já em número de unidades, o crescimento do mercado paranaense chegou a casa dos 10%, totalizando 12.718 operações.

No estado, destacam-se os segmentos de saúde, Beleza e Bem-estar (+20,6%), Serviços e outros negócios (+17,7%) e Alimentação — Food Service (+17,5). Em relação ao crescimento das operações, os segmentos com maiores acréscimos foram Serviços e outros negócios, e Alimentação — Food Service.

As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este movimento está muito ligado retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos nas áreas como alimentação fora do lar e turismo com a reabertura total do comércio.

Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1.579 milhão de pessoas empregadas diretamente neste terceiro trimestre, ante 1.388 milhão no mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma alta de 13,8% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados. No Paraná, esse índice equivale a uma alta de 15,8% com cerca de 110 mil postos de trabalho.

Compartilhar