Logística 4.0 utiliza poder da tecnologia para empresas ganharem mais eficiência

Segundo Helmuth Hofstatter, trata-se de uma revolução em que todos se beneficiam

Promover uma abordagem inteligente e conectada à gestão da cadeia de suprimentos é o objetivo da Logística 4.0. Utilizando tecnologias como IoT, Big Data e IA, essa Logística visa aumentar a eficiência e a produtividade, gerando agilidade, segurança e conforto nos processos logísticos.

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, ajudando gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain, a Logística 4.0 pode ser considerada uma revolução da qual todos se beneficiam. “Entre algumas vantagens estão a melhora da eficiência das operações e tomada de decisões e a possibilidade de resolver problemas em tempo real. Ao adotarem os fundamentos da Logística 4.0, as empresas podem também reduzir custos e garantir competitividade em um ambiente empresarial cada vez mais dinâmico e interconectado”, explica.

Outros pontos positivos citados pelo executivo com relação ao uso da Logística 4.0 são: redução de erros, flexibilidade aumentada e redução do consumo de recursos, tornando a empresa mais sustentável. “A Logística 4.0 ajuda a preservar o meio ambiente, o que gera uma imagem corporativa positiva”, diz Hofstatter. 

O uso de tecnologias como IoT, Big Data e IA, segundo o executivo, ainda tem outras características que merecem atenção. São elas: 

  • Integração: Permite que sistemas e organizações operem de forma conectada, destacando a importância das interações ciberfísicas na otimização dos processos logísticos.
  • Digitalização: Transforma operações logísticas em representações virtuais inteligentes, abrangendo desde o rastreamento até a visibilidade em tempo real de entregas e armazenamento.
  • Descentralização: Muda a dinâmica de decisão, distribuindo responsabilidades por diferentes níveis da cadeia, tornando as respostas às demandas do mercado mais ágeis.
  • Orientação a Serviço: Adota um modelo de negócio focado na prestação contínua de serviços, adaptando-se às necessidades dos clientes de forma flexível e eficiente.
  • Planejamento Modular: Organiza a produção e logística em módulos ajustáveis, facilitando a personalização e adaptação às variações de demanda.

Para o futuro, o CEO da Logcomex acredita que a Logística 4.0 deve dar espaço a outras tendências, como a Logística Verde, com foco em práticas sustentáveis e Hiper Personalização, com capacidade de entrega de entregas personalizadas e sob demanda. “Também acredito que devemos estar atentos à tecnologia de impressão 3D; às tecnologias de realidade virtual aumentada; e à Logística autônoma, com carros autônomos e drones revolucionando as entregas”, finaliza. 

Compartilhar