Em parceria com o Instituto Pró-Cidadania e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, neste sábado (30), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) promove mais uma atividade de recolhimento de lixo eletrônico em Curitiba. A E-Lixo ocorrerá no Parque Barigui, próximo à entrada da Rodovia BR-277, das 9h às 17h.
Todo material arrecadado na ação será encaminhado à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), administrada pelo Pró-Cidadania, e responsável por receber parte do material reciclável produzido pelos moradores de Curitiba. Segundo o gerente do setor ambiental do Pró-Cidadania, Paulo Figura, na usina será feita a triagem e a destinação dos equipamentos para empresas especializadas. “Somos constantemente cobrados pela população a realizarmos mais ações como essas, já que facilitam a vida das pessoas que, interessadas pela destinação correta do lixo eletrônico, evitam que ele seja encaminhado para aterros sanitários”, diz.
O lixo eletrônico é todo resíduo sólido proveniente de materiais eletroeletrônicos. Se descartado de maneira incorreta, torna-se um grave problema ambiental e à saúde humana, especialmente pelos metais que o compõem, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outras substâncias tóxicas.
A última ação aconteceu em novembro em Curitiba e arrecadou mais de sete toneladas de lixo eletrônico. Para o supervisor administrativo do Pró-Cidadania, Araí de Lara Bello Filho, o resultado mostra a responsabilidade da população. “Todo mundo tem um equipamento antigo que precisa se desfazer em casa, seja um computador, um telefone, baterias, etc. Os bons resultados das ações anteriores mostram que a população preocupa-se em destinar nos locais corretos, o que é muito positivo. Esperamos o mesmo deste sábado”, explicou.
Parte da renda obtida com a venda das sucatas eletrônicas arrecadas será revertida para ações sociais do Pró-Cidadania. Outras informações pelo telefone (41) 3040-1530.
A UVR
A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) fomenta a prática de reciclagem por meio da triagem dos resíduos sólidos reaproveitáveis. Estes resíduos são coletados pelos programas da Prefeitura de Curitiba (Lixo que não é Lixo e Câmbio Verde). A unidade processa cerca de 800 toneladas/mês e ainda recebe a visita de escolas e empresas, já que também possui o serviço de educação ambiental.
Fonte: IPCC