O LIDE Paraná no quinto episódio da websérie “LIDE Paraná Talks” discutiu sobre a necessidade da inovação em tempos de crise e sobre a grande oportunidade atual das empresas em ganharem aliados ao contarem com a capacidade criativa e atitude de liderança de suas equipes.
Especialistas no assunto criatividade, os entrevistados foram Jean Sigel, fundador da Escola de Criatividade e Rafael Bretas, publicitário e fundador da agência FOG.
Em rápidas mudanças de cenários fica difícil reconhecer o que está acontecendo e quais decisões devem ser tomadas, para isso é necessário que tenha reflexão. “O primeiro passo é entender que está em uma crise. Entenda que isso é sério e que precisam ser tomadas decisões, que não podem ocorrer por impulsos.” diz Rafael Bretas.
Inovação pressupõe mudanças, não apenas no cenário tecnológico, mas sim de comportamento humano. Um dos temas abordados foi que neste momento, mais do que em outros, as conexões entre as pessoas de uma mesma empresa devem estar mais fortes, pois pessoas são peças chaves no processo de inovação, consideradas até mesmo motores da inovação. “Transparência e conexão são fundamentais, para extrair o melhor das pessoas e criar confiança, se relacionando verdadeiramente com os funcionários”. diz Jean Sigel.
Outra reflexão foi sobre como reconhecer o que faz cada um ser criativo, sendo um processo individual. O cenário de crises deixa as pessoas mais criativas em diversas áreas e isso deve ser aproveitado como uma chance de descoberta atraindo o espírito de equipe. Refletir sobre todos os processos é fundamental. “Refletir de qual maneira eu preciso do conhecimento e da minha equipe. Sobre como minha empresa está se comunicando e como eu estou fazendo isto acontecer.” afirma Jean.