A John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, construção e silvicultura, oficializou um projeto de colaboração com a DataFarm, startup brasileira que oferece uma plataforma de inteligência de dados que identifica a origem das perdas de produtividade na lavoura e fornece insights regenerativos suportados por algoritmos agronômicos e modelagem climática. A colaboração tem como objetivo analisar o yield gap, que representa a diferença entre a produtividade potencial e real de uma propriedade rural.
Por meio da plataforma fornecida pela DataFarm e das ferramentas de análise de dados e conexão presentes nas máquinas da John Deere, é possível fazer diagnósticos de yield gap em propriedades agrícolas e criar um banco de informações para o produtor. Para analisar e ajudar a reduzir o gap entre a produtividade real e a atingível, são levados em consideração as interações do clima no ambiente de produção em função do relevo, tipos de solo, compactação e práticas agrícolas.
“A inovação é um dos pilares da John Deere há 185 anos, e a aproximação com startups, como a DataFarm, é essencial para que a companhia consiga potencializar a integração de novas soluções”, diz Dan Leibfried, diretor de Inovação da John Deere na América Latina.
Além de analisar o yield gap, a DataFarm realiza estudos a fim de promover a agricultura de baixo carbono, com maior capacidade de retenção de carbono no solo e menores emissões de gases de efeito estufa. “Com essa colaboração, a John Deere visa também potencializar os ganhos sustentáveis das máquinas, já olhando para o mercado brasileiro de crédito de carbono”, completa Leibfried.
A relação da John Deere com a DataFarm começou a ser construída há dois anos. A companhia organiza anualmente o Startup Collaborator Program, iniciativa que aprofunda a interação com empresas iniciantes que possam agregar valor para os clientes da empresa no futuro. Em 2020, a agtech foi uma das selecionadas para o programa — além de três outras startups: uma dos Estados Unidos, uma da Dinamarca e outra de Israel.
“Essa colaboração vai gerar valor compartilhado para todo o ecossistema ao conectar produtores, consultores, parceiros e concessionárias John Deere dentro de um mesmo ambiente digital e com um só propósito: a eficiência agrícola, rentabilidade e sustentabilidade do produtor”, destacam os cofundadores Armando Parducci e Thiago Camargo.