Mesmo em um ano conturbado como 2020, o Olist , startup que ajuda quem quer vender a encontrar quem quer comprar, obteve conquistas que se estenderão ao longo de 2021. Assumindo a 11ª e 19ª posições na lista das melhores empresas para trabalhar no Paraná e no setor de Tecnologia da Informação, respectivamente, pelo GPTW e com o aporte de R﹩ 310 milhões liderado pelo fundo do Softbank na América Latina, neste ano a empresa pretende admitir 400 pessoas, buscando a expansão da companhia e suas frentes de negócio, além de reforçar seu papel enquanto referência em RH e employer branding.
No ano de fundação, 2015, o Olist contava com 5 funcionários e agora encerrou o ano de 2020 com 482 pessoas no time . Entre janeiro e dezembro tiveram 29 turmas de onboarding com 248 novos contratados no total, 197 durante o período de quarentena. Ao longo do ano foram 28.481 novas pessoas que se candidataram às vagas da empresa pelo Gupy, crescimento de 82% se comparado a 2019.
A expansão foi possível pelo reforço no time de recrutamento e seleção, focado em encontrar pessoas que têm no seu DNA os valores olist e todo o trabalho realizado com foco no engajamento e integração do time, demonstrando a importância de oferecer um ambiente de trabalho seguro, descontraído e que fomenta o desenvolvimento de cada pessoa. Durante a pandemia, o processo de contratação foi 100% online e neste formato foram admitidas 200 novas pessoas. Dentre essas novas contratações estão dois nomes de peso no mercado: Bruno Martins, que assumiu o cargo de CTO da empresa, e Michel Davidovich, que voltou ao Brasil para assumir o cargo de CRO do Olist.
“Com o nosso processo robusto de recrutamento e seleção, ajustamos todas as fases para o modelo remoto para que as rotinas de contratações e onboarding continuassem acontecendo com qualidade. Com o engajamento e compromisso de todos os envolvidos, foi possível contratar novos olisters – como são chamados os colaboradores – e integrá-los de forma que o impacto desse formato fosse minimamente sentido pelos novos integrantes do time, porém, cuidadosamente desenhado para que a integração fosse de qualidade, tornando tangível a vivência de valores e da nossa cultura, independentemente da distância”, comenta Melissa Guimarães, CHRO (Chief Human Resources Officer) do Olist.
E não foi só o processo de onboarding que passou por adaptações, atividades promovidas pelo Olist que estimulam ainda mais seu time, como programas de formação, dinâmicas de reconhecimento e ações de engajamento ganharam novos significados em 2020, mesmo online. O time de RH da startup fez com que cada um dos 6 valores fosse aprimorado neste ano que se encerra. Por exemplo, “Somos Gente de Verdade”, ficou evidente quando a empresa lançou o “Pit Stop – Hora de ficar com as crianças”, possibilitando aos olisters bloquearem 1 hora do expediente diariamente para ficarem com seus filhos.
Outro valor destacado agora no fim de 2020 foi o “Fazemos acontecer” com a entrega de três grandes eventos: a Best Friday, como os olisters chamam a Black Friday, data mais aguardada pela empresa e também pelo o time; o Bootcamp Olist, evento de uma semana para integrar ainda mais as áreas de tecnologia da empresa; e a Festa de Fim de Ano, um super evento online para celebrar as conquistas de 2020 e renovar as energias para o próximo ano. Em todas as ocasiões, os olisters receberam em casa um kit personalizado com vários itens para celebrarem juntos, mesmo à distância. “Estes eventos são rituais sagrados no olist, e adaptá-los para esse momento de pandemia fez com que a gente se desafiasse ainda mais para promover uma experiência leve, porém marcante para celebrar nosso principal ativo que são as pessoas”, comenta Melissa.
E para fechar, o valor “Somos um só time” foi o tema central do evento de encerramento, pois reflete o ano de 2020 para os olisters, que mesmo com todos os desafios vividos no ano e o distanciamento social, trabalharam em conjunto, em busca do mesmo objetivo: empoderar o comércio.
“Seja no modelo de trabalho presencial ou remoto, sempre é possível levar uma experiência marcante às pessoas. E nada melhor do que viver na prática o trabalho remoto para planejar ações para times distribuídos”, comenta Rhayana Souza, Analista de Endomarketing e Employer Branding do Olist.
Para 2021, com o bom desempenho e a expansão progressiva da equipe, o Olist que já está de casa nova, se prepara para receber todo o seu time em Curitiba assim que for completamente seguro. O novo escritório da empresa foi construído com o conceito de integrar as equipes, com espaços que estimulem a criatividade e o aprendizado contínuo, inspirado em alguns dos escritórios do Vale do Silício.
A startup continua buscando profissionais que trabalhem com propósito, não tenham medo de pôr a mão na massa e queiram fazer parte da revolução do comércio mundial: são diversas vagas abertas para Curitiba, São Paulo e também para trabalho remoto de qualquer lugar do Brasil. Durante a quarentena , o processo seletivo é feito online e 100% do time está trabalhando de casa.
