ABDE lidera discussão em evento na cidade de Curitiba com BID, Agência Francesa, BRDE e Fomento Paraná entre os participantes
Bancos públicos e instituições de fomento debaterão, nesta quinta-feira (27/4), em Curitiba, projetos de cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis, durante seminário da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O evento reunirá, entre os participantes, gestores estaduais e municipais, além de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Caixa Econômica Federal e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, que também está à frente do Badesul Desenvolvimento, agência de fomento do Rio Grande do Sul, realizará a abertura do seminário. Com programação das 9h às 16h30, o encontro será o primeiro dos quatro eventos que precedem o 8º Fórum do Desenvolvimento, um dos maiores do país sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável.
O objetivo das discussões é ampliar e regionalizar, de forma prática, o debate sobre o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, abordando as missões propostas no documento lançado em 2022. Um dos pontos abordados será a importância do Sistema Nacional de Fomento (SNF) na execução de políticas públicas relacionadas a esse tema.
Debates
A primeira mesa discutirá, das 9h40 às 10h55, mobilidade urbana sustentável, com foco em alternativas para cidades sustentáveis, a exemplo da eletromobilidade. Participarão desse debate a moderadora Mayara Puchalski, da Fomento Paraná; Everson Leão, do BRDE; o secretário executivo adjunto da ONG internacional Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), Rodrigo Corradi; e o presidente executivo da CWBUS Inovação, Luiz Alberto Lenz.
O segundo debate abordará, das 11h05 às 12h20, estratégias para viabilizar o financiamento de projetos de adaptação climática em cidades brasileiras. Entre os debatedores desse tema estão a secretária de Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, Juliana Ribeiro, da Fundação Grupo Boticário Emerson Antônio de Oliveira, da Fundação Grupo Boticário; a gerente de Projetos Regional e Responsável pelo Polo Sistemas Financeiros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Ana Carolina Azevedo; e Mateus Muller, do BRDE.
A terceira mesa debaterá, das 14h30 às 15h45, soluções integradas de infraestrutura e a melhoria da gestão pública. Participam dessa discussão o diretor-geral da Secretaria das Cidades do Paraná, Marcio Juliano Marcolino; o fundador e diretor-presidente Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Leonardo Santos; a diretora administrativa e financeira da Fomento Paraná, Mayara Puchalski; e o coordenador da Caixa Econômica Federal, Célio Izidoro. A mediação será de Eduardo Sierra, do BID.
A partir das 16 horas, a secretária-executiva interina da ABDE, Cristiane Viturino, e a gerente de Sustentabilidade e Economia da associação, Bruna Araújo, apresentarão panorama da Região Sul, antes do encerramento, que será realizado pelos mesmos responsáveis pela abertura do evento.
Série de eventos
Em maio, outro debate será realizado, de forma virtual, para discutir o financiamento climático para o avanço de uma economia de baixo carbono. No mês seguinte, autoridades discutirão, presencialmente, em Belém, o ecossistema Amazônia, com foco em bioeconomia, inovação e agronegócio sustentável. Em julho, um webinar debaterá trabalho e produtividade no futuro digital e sustentável.
A jornada de quatro eventos preparatórios será seguida da realização da 8ª edição do Fórum do Desenvolvimento, nos dias 30 e 31 de agosto, na cidade de Brasília, em formato híbrido, com transmissão em tempo real pela internet.
SERVIÇO
Data e horário: 27/04/2023, das 9h00 às 12h20 e das 14h às 16h30
Local: Palacete dos Leões — Av. João Gualberto, 570, Alto da Glória, Curitiba — PR
- Formato: Presencial para convidados com gravação das mesas e divulgação posterior pela ABDE no canal do YouTube.