Índice de pagamentos móveis da Adyen mostra crescimento contínuo no E-commerce com 70% das transações realizadas por mobile

A Adyen (http://www.adyen.com/), provedor global de soluções de pagamentos internacional e multicanal, acaba de divulgar os resultados do “Adyen Mobile Payments Index” (Índice de Pagamentos Móveis da Adyen) relativo ao período de janeiro a março de 2014. O Índice mostra que os pagamentos feitos através de dispositivos móveis responderam por 20,1% do total das transações realizadas em sua rede mundial de pagamentos em março, um crescimento de mais de 66% sobre março de 2013. Destes 20,1%, os smartphones representaram 10,9% dos pagamentos, enquanto os tablets participaram com 9,3%.

O contínuo crescimento dos pagamentos móveis neste trimestre é um reflexo do fato de que 70% dos varejistas clientes da Adyen no mundo estão acompanhando o tráfego de pagamentos originados da Internet móvel. O avanço nos pagamentos móveis foi constatado em diversos verticais analisados pela Adyen a cada trimestre, incluindo Viagens (mais 5%), Ingressos (mais 3,2%), Varejo (mais 2,8%) e Bens Digitais, como livros, filmes, músicas etc (mais 6,2%).

O Índice demonstra que as altas taxas de crescimento registradas anteriormente nos pagamentos móveis estão começando a se consolidar na medida em que o m-commerce se torna mais relevante. O segmento de games mostrou um pequeno declínio neste trimestre (menos 1,6%), já que os pagamentos feitos nos próprios aplicativos se tornaram mais utilizados.

“Agora que a maioria dos varejistas do mundo está se engajando com seus consumidores através da Internet móvel o paradigma mudou de “As pessoas irão realmente comprar serviços e bens digitais com seus dispositivos móveis?” para “É fato: o mobile commerce é um canal de vendas vital tanto para os varejistas quanto para os consumidores e, portanto, merece ter um foco crescente”, disse Roelant Prins, Chief Commercial Officer da Adyen, que processou mais de US$ 2,2 bilhões em pagamentos móveis em 2013.

Para os varejistas, a chave para maximizar as conversões em mobile é fazer do m-commerce o mais conveniente e fácil possível para os consumidores implementando “one-click payments” com o uso de dados de pagamento previamente registrados. É crucial também assegurar os mais altos níveis de segurança através do emprego de recursos como o “Adyen’s Client Side Encryption – Sistema de Encriptação da Adyen, que codifica os dados de pagamento no momento em que são transmitidos de um app ou de um browser do cliente.

Outro recurso importante que está impulsionando o crescimento do mobile commerce com segurança é o ‘Tokenization’, no qual os varejistas podem finalizar as transações de pagamento utilizando um token digital que está associado aos dados de pagamento arquivados nos servidores da Adyen – ao invés de coletar e armazenar os dados em seus próprios servidores. Combinadas, estas tecnologias facilitam o mobile commerce para os consumidores e, ao mesmo tempo, garantem aos varejistas o atendimento aos PCI – Padrões de Segurança de Dados.

Smartphones Lideram as Transações,
mas Usuários de Tablets Gastam Mais

Os smartphones lideram as transações mobile com aproximadamente 54% (um aumento de 2,9% sobre o trimestre anterior) comparado com os tablets, que capturaram 46% (menos 2,9%). O iPhone continua a ser o smartphone mais utilizado, com cerca de 31%, mas os telefones Android também ganham cada vez mais força, com 22,5% de participação. O Windows Mobile e o Blackberry representam 0,6% e 0,1%, respectivamente. Entre os tablets, o iPad domina com 38,4% (menos 3,6%) em comparação aos 7,6% dos dispositivos com Android (mais 0,7%).

O volume das transações mobile cresceu no primeiro trimestre em todos os setores monitorados, com exceção de Games, cujas transações diminuíram tanto nos smartphones (menos 19%) quanto nos tablets (menos 10%), já que os pagamentos feitos nos próprios apps estão se tornando cada vez mais populares. Neste trimestre, as compras de Bens Digitais, como livros e outros conteúdos, cresceram 50% nos tablets e 30% nos smartphones. Em Varejo, Viagens e Ingressos as compras feitas pelos smartphones cresceram 31%, 26% e 21%, respectivamente, mas as compras nos tablets observaram um crescimento de menos 10% cada (8%, 5% e 8%, respectivamente).

Volume de Transações por Setor

– Viagens: smartphones, 22% (17,5% no último trimestre de 2013); tablets, 12,5% (11,9% no último trimestre de 2013).

– Varejo: tablets, 16,5% (15,9% no último trimestre de 2013); smartphones, 9,3% (7,1% no último trimestre de 2013)

– Ingressos: smartphones, 15,75% (13% no último trimestre de 2013); tablets, 8,1% (7,5% no último trimestre de 2013).

– Bens Digitais: smartphones, 16,9% (13% no último trimestre de 2013); tablets, 7,5% (5% no último trimestre de 2013).

– Games: smartphones, 7,3% (9% no último trimestre de 2013); tablets, 2,7% (3% no último trimestre de 2013).

Ao considerar a quantidade de transações, o setor de Viagens lidera no primeiro trimestre, com o valor médio por transação avançando 63% nos tablets e aproximadamente 30% nos smartphones em comparação ao quarto trimestre de 2013. Apesar da redução nas transações mobile, o valor médio por transação no setor de games aumentou 18% nos smartphones e aproximadamente 7% nos tablets. O setor de Ingressos registrou um crescimento tímido no primeiro trimestre (3% nos tablets e 2% nos smartphones), mas tanto o Varejo quanto Bens Digitais viram um declínio nos valores das transações (no varejo, 8% menos nos tablets e 15% menos nos smartphones; bens digitais, 4% menos nos tablets e uma queda de mais que 4% nos smartphones). Os consumidores gastaram mais nos tablets do que nos smartphones em todos os setores e os tablets também superaram as compras nos PCs em Ingressos, Games e Bens Digitais.

Média de valores por transação:

– Viagens: PC – US$ 281; tablets – US$ 201; smartphones – US$ 79

– Varejo: PC – US$ 144; tablets – US$ 113; smartphones – US$ 77

– Ingressos: tablets – US$ 66; PC – US$ 65; smartphones – US$ 61

– Games: tablets – US$ 66; PC – US$ 55; smartphones – US$ 54

– Bens Digitais: tablets – US$ 35; PC – US$ 33; smartphones – US$ 29

“A queda no valor médio por transação do Varejo e Bens Digitais neste trimestre pode ser atribuído a um ajuste depois do período de festas, já que os consumidores mobile retomaram um comportamento normal de compra, ou ao fato de que o mobile se transformou em uma opção mais usual, gerando um crescimento no número de transações de menor valor”, disse Prins. “De qualquer maneira, a contínua popularidade do m-commerce entre os consumidores é um claro sinal que os varejistas devem ampliar o foco no canal mobile”.

Os dados de transações capturados pela Adyen em todo mundo está ajudando as empresas a formularem estratégias de mobile bem sucedidas que incrementam a experiência dos consumidores. A plataforma de pagamentos multicanal da Adyen permite aos varejistas monitorar e analisar o tráfego mobile e comparar com outros canais de venda, possibilitando tomar mais decisões com base em dados.

Uma tendência importante que a Adyen vem notando é que mais e mais varejistas estão desenvolvendo apps nativos dedicados para interagir e transacionar com seus consumidores em dispositivos móveis e tablets. Estes apps rodam independente dos sites de e-commerce dos varejistas. Os dados de transações realizadas nestes apps nativos estão excluídas do Adyen Mobile Payment Index, que cobre o percentual de transações de e-commerce originadas a partir de equipamentos móveis e tablets.

“Na Polagram oferecemos nossos serviços exclusivamente aos usuários mobile, que utilizam nosso app para baixar as fotos dos seus aparelhos móveis para o mundo físico”, disse Jeremy Charoy, co-fundador da Polagram. “Temos planos ambiciosos de expansão internacional e encontramos na Adyen o melhor parceiro para suportar nossa estratégia de mobile commerce em escala global”.

“Desde o desenvolvimento das soluções de pagamento da Adyen através dos nossos sites mobile e online, funcionalidades como pagamentos com um simples clique foram essenciais para o crescimento da nossa conversão e para gerar uma receita adicional para os negócios do Groupon na Ásia”, disse Joann Soo, Diretor de Inovação de Produtos do Groupon Ásia. “A Adyen também ajudou a desenhar e implementar diferentes métodos de pagamento em nossos diversos mercados na região e estamos muito satisfeitos com seus serviços”.

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