ICI desenvolve sistema on-line para eleições do Conselho Tutelar de Curitiba

Pela primeira vez as eleições do Conselho Tutelar da Prefeitura de Curitiba têm seu processo de inscrição realizado de forma on-line. O sistema, desenvolvido pelo ICI e disponibilizado no site da prefeitura, acolherá os candidatos até dia 26 de junho. “Antes, as inscrições eram feitas manualmente, na Fundação de Ação Social. Agora, inovamos para que o preenchimento e entrega de documentos seja todo pela internet. As informações poderão, posteriormente, ser migradas para o sistema de Recursos Humanos da PMC, o que facilitará os procedimentos internos”, explica a coordenadora de Recursos Humanos da Fundação de Ação Social (FAS), Suzana Valente Teixeira dos Santos.

A expectativa é receber cerca de 200 inscrições. Ao todo, serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes em cada uma das nove administrações regionais, totalizando 90 representantes. As eleições para definição dos conselheiros ocorrem a cada três anos no município e são realizadas pela FAS em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Contiba).

Além do novo sistema de inscrições, as eleições do Conselho Tutelar de Curitiba passaram também por outras melhorias. A partir desse ano, os candidatos devem realizar avaliação e capacitação ainda antes das votações, sendo as duas etapas eliminatórias. “A mudança ocorreu por uma lei municipal, mas estamos seguindo uma tendência nacional de qualificar os candidatos antes de levá-los para a eleição”, detalha Suzana. O sistema on-line desenvolvido pelo ICI também servirá para facilitar o ensalamento dos inscritos em cada uma das etapas.

Dados importantes

A página do processo seletivo do Conselho Tutelar conta ainda com informações essenciais para os candidatos, como resoluções e orientações, bem como área para impressão do comprovante. O benefício maior para o Conselho Tutelar e a prefeitura, acredita Suzana, está na “transparência e melhor publicidade dos atos oficiais, que podem ser publicados para conhecimento de todos”.

Fonte: Instituto Curitiba de Informática

Compartilhar