A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, formalizou esta semana uma nova parceria com a Prefeitura de Londrina para levar soluções tecnológicas como nuvem, 5G e inteligência artificial ao município e beneficiar a educação, a capacitação e o ecossistema de inovação da região. O evento ocorreu na Prefeitura de Londrina.
“Queremos abrir novas turmas para os estudantes se formarem em Cloud, 5G e inteligência artificial (IA). O plano é oferecer a plataforma de Cloud da Huawei em Londrina para que as empresas sintam como é atuar em um sistema de IA embarcada, que é a tendência no mundo”, explicou Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil. O executivo enfatizou que o objetivo da empresa, que completou 25 anos de atuação no país em 2023, é ir além do treinamento em tecnologia e ajudar jovens a ingressarem no mercado de trabalho.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, parabenizou a empresa pelo aniversário e reforçou que a formalização de mais uma etapa da parceria vai promover o crescimento da cidade, que tem em seu histórico a inovação. “Implantar a tecnologia da Huawei vai elevar ainda mais a qualidade do nosso trabalho – no atendimento para população, comprovando mais uma vez o posicionamento de Londrina como uma cidade inovadora, de atração de empreendedores e na formação de mão de obra em TI”, disse.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina – CODEL, Alex Canziani, explicou que a instituição busca firmar parcerias com instituições e empresas para gerar mais oportunidades de capacitação, emprego e fortalecimento do ecossistema tecnológico. “A vinda do Bruno Zitnick foi muito importante para ele conhecer e ver de perto o nosso ecossistema de inovação. E a gente espera que a cidade possa interagir mais com a Huawei. Isso com certeza vai significar mais oportunidades, mais parcerias e o fortalecimento da inovação em Londrina”, comentou.
Em seu discurso, Bruno Zitnick lembrou que o Instituto Federal do Paraná (IFPR), uma das instituições que a Huawei possui parceria, ficou em terceiro lugar no mundial do ICT Competition – programa global organizado pela Huawei para fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Agora a expectativa é que a instituição consiga alcançar o primeiro lugar e que se torne uma academia associada da empresa. “Atualmente a Huawei possui 10 academias que a representam no mundo, quatro estão no Brasil. O que queremos é que o IFPR seja uma delas”, finalizou.
O evento também teve a presença de Cristianne Cordeiro, Assessora de Relações Institucionais e Inovação Fundação Araucária, além de integrantes do governo, do legislativo municipal e de instituições de educação e do ecossistema de tecnologia e inovação de Londrina.
Histórico de inovação na cidade
A Huawei firmou o primeiro acordo de cooperação técnica com o Estado do Paraná em 2020, por meio do IFPR, para investir no ambiente de inovação com cursos do projeto Huawei ICT Academy. Mais de 900 alunos foram treinados e mais de 80 receberam certificações internacionais em tecnologias da Huawei em cursos como 5G, inteligência artificial (IA) e computação em nuvem. Além do desenvolvimento de novos talentos, houve também benefícios com o fornecimento de equipamentos e na infraestrutura.
As três carretas itinerantes da Huawei, ICT Roadshow, 5G Truck e Roadshow Huawei ABGD Solar também vão fazer paradas em Londrina, entre dezembro e janeiro. Os caminhões têm visitação gratuita e visam conscientizar a população sobre a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento do país e como elas podem impactar positivamente em suas vidas.