A Hilab, healthtech especializada em exames de análises clínicas (EACs), acaba de concluir nova captação liderada pela gestora de investimentos alternativos eB Capital, com a participação da Rise Ventures e da Positivo Tecnologia. Vale ressaltar que a Positivo Tecnologia já era investidora da empresa, enquanto a eB Capital e a Rise Ventures fizeram aportes recentes.
Com a iniciativa, a Hilab planeja novo salto de crescimento no mercado de saúde digital, que movimentou mais de R$ 39 bilhões no Brasil em 2022, de acordo com o site Saúde Business. “Esse novo investimento nos permitirá fortalecer o nosso plano de negócios, time e governança”, comenta Marcus Figueredo, cofundador e CEO da Hilab. A Companhia anuncia também a chegada de Marcelo Mearim (ex-DASA), que tem larga experiência no setor de saúde, para atuar como Chief Revenue Officer (CRO) e apoiar o crescimento da empresa.
A Hilab é uma healthtech que adota um modelo inovador, que atrela alta qualidade de exames com diversas melhorias na jornada dos pacientes, trazendo mais conveniência e agilidade ao utilizar dispositivos para exames no ponto de atendimento (Point-of-Care Testing), realizados com coleta capilar na ponta do dedo. Para ter acesso aos testes, o usuário entra no site, busca o parceiro mais próximo (clínicas, laboratórios, hospitais, farmácias) e se desloca até o ponto de atendimento, onde é feita a coleta de sangue de forma bem menos invasiva e indolor quando comparado ao método tradicional. Em até 30 minutos, o resultado é disponibilizado ao paciente por SMS e e-mail. A Hilab atende também o segmento de empresas, facilitando o investimento de gestores em programas de saúde corporativos, bem como a adesão dos colaboradores a esse tipo de iniciativa, considerando a praticidade para a realização dos exames e reduzindo, por exemplo, o absenteísmo no trabalho. Todos os exames e produtos da Hilab são registrados na Anvisa e possuem validação interna e externa. Muitas de suas análises são submetidas à aprovação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) do Ministério da Saúde, garantindo sua especificidade, sensibilidade e acurácia.
Sediada em Curitiba e Manaus, a Hilab já alcança mais de 1.500 municípios brasileiros, atendendo a diferentes necessidades e públicos. A empresa oferece atualmente mais de 30 tipos de exames em seu portfólio e outros constam em seu pipeline, incluindo o primeiro hemograma Point-of-Care do mundo. Esta tecnologia passou por validações com importantes hospitais do país, tal como o Erasto Gaertner de Curitiba, e, também, por diversos artigos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo. Com isso, os pacientes podem realizar os exames mais solicitados pelos médicos, de maneira fácil, rápida e acessível.
Para a eB Capital, o movimento representa mais um avanço em sua tese de saúde. A gestora identificou o potencial do mercado e está empenhada em ajudar a impulsionar o negócio de forma a torná-lo mais acessível para um maior número de brasileiros.
“O mercado de healthcare no Brasil teve o seu crescimento acelerado durante a pandemia de Covid-19 e deverá se manter aquecido nos próximos anos. Acreditamos no potencial da área e na capacidade da Hilab em liderar a transformação do segmento. Com a expertise da empresa e a nossa visão estratégica, estamos confiantes de que podemos expandir o negócio nos próximos anos”, afirma Luciana Antonini Ribeiro, cofundadora da eB Capital, que completa: “O propósito da Hilab de democratizar o acesso à saúde, usando tecnologia de ponta para levar exames precisos e confiáveis para todos os cantos do Brasil e do mundo, tem total aderência a nossa estratégia, que é realizar investimentos em setores que apresentam lacunas estruturais no Brasil.”
Outra empresa que acredita no propósito e modelo de negócios da Hilab é a Positivo Tecnologia. A empresa fez o primeiro aporte de recursos na healthtech em janeiro de 2016. “Sempre acreditamos na capacidade da Hilab em inovar no mercado de exames clínicos. A chegada da eB ao grupo de investidores contribui para fortalecer ainda mais a empresa e o objetivo de revolucionar o mercado de análises clínicas remotas no Brasil”, afirma Graciete de Lima, responsável pelo Programa de Corporate Venture Capital da Positivo Tecnologia.
A Hilab aplica tecnologia e validação científica em seus exames. A empresa também implementou um rigoroso processo de garantia de excelência externo em parceria com o ControlLab, o maior laboratório de controle da qualidade de exames laboratoriais do Brasil; e realiza ainda benchmarks de seus exames em laboratórios certificados pelo CAP (College of American Pathologists), com resultados excelentes, alcançando um OPA (Overall Percent Agreement) de 99,3%.
“Estamos muito felizes com o investimento na Hilab, primeiro ativo de Saúde do nosso portfólio. O setor no Brasil é enorme, cheio de boas oportunidades, com dinâmica pouco cíclica e muito espaço para crescimento e inovação, além de, obviamente, ser fundamental na promoção do bem-estar individual e social. Avaliamos dezenas de bons projetos com ótimo potencial de retorno financeiro e de impacto, porém nenhum tão relevante quanto a Hilab. A empresa é referência em tecnologia de ponta 100% brasileira, com um portfólio de produtos capaz de promover uma verdadeira disrupção na forma como a saúde é abordada, tanto no sistema público como no privado. Adicionalmente, sua solução inteligente e de fácil utilização promove a otimização dos custos na cadeia de valor, permitindo a ampliação do acesso a diagnósticos laboratoriais a pessoas que não possuem cobertura do sistema privado ou que vivem em áreas remotas com escassez de infraestrutura de saúde”, diz Bruno Faveri, sócio da Rise Ventures.
Nova resolução da Anvisa beneficia o mercado
A Anvisa aprovou recentemente, também a realização de exames de análises clínicas (EACs) em farmácias e consultórios isolados. As novas regras fazem parte da RDC nº 786/2023, que substitui a RDC nº 302/2005, e entram em vigor a partir de 1° de agosto de 2023.
A mudança era uma reivindicação antiga do mercado e abre caminho para que empresas possam levar exames laboratoriais para mais perto dos pacientes. A realização de exames em farmácias e consultórios isolados já era uma realidade no Brasil, e a mudança representa um enorme potencial de mercado para a Hilab.