Grupo Mabu investe em Inteligência Artificial, gera receita adicional aos negócios e digitaliza a experiência dos clientes

Jorge Della Via Junior, Diretor de T.I e Inovação do Grupo Mabu

As mudanças tecnológicas estão cada vez mais rápidas. Em poucas décadas, a tecnologia vem alcançando um patamar, que até então não se imaginava como aplicável em nosso dia a dia. A Inteligência Artificial passou a ser realidade nos mais diversos setores econômicos e começa a impactar numa transformação e adaptação da sociedade.

A partir de 2023 começamos a sentir mais perto as mudanças com diversas ferramentas surgindo, como por exemplo a gravação final dos Beatles, com o falecido John Lennon nos vocais, conforme anunciou Paul McCartney, em entrevista ao programa “Today”, da BBC Radio 4.

Com essa transformação diversos setores econômicos passam a investir também em ferramentas de IA. É o caso do setor hoteleiro, onde o Grupo Mabu lançou em outubro de 2022, a assistente virtual Mia, que automatiza a consulta por informações, reforça o relacionamento com os hóspedes desde o primeiro contato para reservas ou dúvidas, até a avaliação pós check-out.

“O Grupo Mabu está em um processo de transformação digital, sempre em busca de novas ferramentas tecnológicas para encurtar o processo de digitalização, e estar mais próximo dos clientes com mais empatia”, afirma Jorge Della Via, Diretor de Tecnologia e Inovação. Segundo ele cerca de 80% das dúvidas dos nossos hóspedes são respondidas e solucionadas durante 24h por dia. “Por isso, identificamos o projeto da assistente como uma colaboradora do Grupo, tornando a experiência dos nossos clientes ainda mais positiva, com uma resposta rápida e amigável”, reforça.

Para Della Via a Inteligência Artificial, como toda a ferramenta de tecnologia, desde que faça sentido estratégico para a empresa, trazendo resultados ou levando experiências pode contribuir em muito no mundo empresarial. “A aplicação e utilização da IA traz mais oportunidades em alguns segmentos, profissões e funções que antes não existiam e passaram a existir, e principalmente oportunidades de um novo aprendizado para todas as pessoas. E no Grupo Mabu, sempre tivemos o cuidado de aplicar a tecnologia para resolução de um problema ou para que traga benefícios aos colaboradores e clientes”, enfatiza.

A hotelaria no Brasil ainda é muito tradicional na aplicação de tecnologia de ponta com olhar estratégico. “Trazer o conceito da área de TI como estratégia de negócio, transformando em uma unidade de negócios, gerando receita e planejando melhorias contínuas em todas as frentes está no DNA do grupo, que prioriza a tecnologia como pilar estratégico, independente da meta ou investimento”, reforça Della Via.

Em relação a Mia, Della Via afirma que, para a sua implantação foi realizado um grande projeto, “o Roi financeiro desse investimento ocorreu em 5 meses e hoje a Mia já virou um braço importante da geração de receita 100% online sem interação humana, gerando em 15 meses mais de R$ 2,5 Milhões em Hospedagem, Ingressos e Room Service, obtendo uma satisfação de 92% e mais de 85% de Opt-in em um universo de 101mil usurários”, finaliza.

O pilar de tecnologia é presente do Grupo Mabu, que além do atendimento virtual o Grupo Mabu já possui outras frentes em tecnologias implementadas, como reconhecimento facial, pré check in online, check out express, room servisse online, solicitação de serviços.

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