Nesta quinta-feira (28), durante o evento Black Friday 2023, realizado em São Paulo, o Google mostrou como está evoluindo para oferecer experiências cada vez mais visuais e personalizadas para os consumidores em busca da melhor oferta durante a Black Friday. A partir de outubro, um novo recurso começará a permitir aos consumidores identificarem os produtos com frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita.
O novo recurso, chamado Anotações de Frete, estará disponível a partir de outubro para os lojistas que quiserem sinalizar suas promoções ao gerenciar seus produtos por meio do Google Merchant Center.
Na prática, é como se o lojista colocasse uma “etiqueta” logo abaixo da imagem do produto, deixando mais claro para o consumidor que aquele produto tem uma condição de frete diferenciada dos demais.
Mostrar as condições de frete de forma simples e clara é um fator que beneficia tanto consumidores quanto lojistas. No caso do primeiro, ter clareza sobre as opções de entrega evita surpresas na hora do check-out. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Offerwise a pedido do Google, o custo do frete está entre os cinco aspectos mais importantes para o consumidor definir onde vai comprar um produto. No caso do lojista, a experiência do Google com as Anotações de Frete em outros países mostram que os cliques, isto é, número de consumidores que efetivamente se interessam pelas ofertas, podem aumentar em até 10% com a ativação desse recurso.
“Nossa expectativa é que este novo recurso tenha um impacto significativo nas empresas que exibem os seus produtos no Google Shopping, principalmente neste período de Black Friday, pois tem o potencial de aumentar as vendas”, afirma Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil. “Para o consumidor, as informações de frete são exibidas de maneira mais visual e simplificada, o que permite tomar a decisão certa na hora de escolher entre os produtos na vitrine do Google Shopping.”
Para utilizar as Anotações de Frete, o lojista precisa acessar o Google Merchant Center, plataforma que permite cadastrar informações sobre produtos disponíveis no seu site ou loja e exibi-los a potenciais clientes por meio das plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não. Para comunicar seus diferenciais logísticos é necessário compartilhar os seguintes atributos de feed: custo de frete, tempo de entrega, janela e custo de devolução.