Gamification e cibersegurança estiveram na pauta das BITS Global Conferences

Duas apresentações na sala Innovation das BITS Global Conferences debateram os desafios e as possibilidades da Gamification em diversas áreas, incluindo a educação. A neurocientista Marília Guimarães abordou questões relativas à aplicação da gamification na educação em relação ao desenvolvimento cognitivo e suas variações. “Gamification pode – e deve – ser usado de forma pedagógica, mas mesmo jogos “simples” como Minecraft ajudam a criança a se desenvolver, até mesmo pelo “simples” transformar de algo bidimensional em algo tridimensional”, destaca.
O professor de design visual Thiago Bulhões destacou o conceito de Gamification que, segundo ele, é “o entendimento que gerar o engajamento nas pessoas não é tão simples quanto parece”. Para ele, a falta desta compreensão é que faz com que algumas pessoas “gostem de gamification sem saber o que é, assim como outras não gostem também sem fazer ideia do que se trata”.
O Painel de segurança debateu os avanços e desafios no uso e na proteção de dados em nuvem sob o aspecto dos cidadãos. Paulo Pagliusi, CEO da MPSafe Consciência em Cibersegurança, destacou a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, em sua sigla em inglês) como a grande especialista em Big Data. Segundo ele, a agência tem servidores de 1 yotabites (10 elevado na potência 24 bytes) apenas para armazenar dados extraídos da internet.
Pagliusi ressaltou que a segurança na rede, seja privada ou corporativa, não é “uma questão de “se”, mas de quando”. Ilustrando esta ideia, ele lembrou que os vírus, antigamente massivos e produzidos na ideia de “se pegar, pegou, azar do usuário”, hoje já são bem mais avançados, com algoritmos insistentes e objetivos. “Atualmente compliannce é fundamental, mas não é suficiente. O que diferencia, e precisa ser sempre melhorado, é a questão da inteligência na segurança de rede”, finaliza.

Prefeitura lançará POA App na BITS nesta quinta,15

A Prefeitura de Porto Alegre lançará nesta quinta-feira, 15 de maio, o guia oficial de Porto Alegre na 4a edição da BITS – Business It South America, no Centro de Evento da Fiergs, às 15h, em seu estande. O aplicativo PoA App foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 14, durante o evento
“Território da Copa – Experiência Porto Alegre”, juntamente com a programação especial que conta com atrações de serviços e entretenimento para o Mundial. No lançamento, o coordenador do #POAdigital, Thiago Ribeiro, falará sobre o conceito e concepção do aplicativo, além de apresentar todas as funcionalidades existentes na plataforma.
No PoA App, é possível conferir agenda cultural, lista de bares, restaurantes, hotéis, pontos turísticos, notícias e mapa de atrações da cidade. Além de um guia completo sobre a cidade, o recurso apresenta informações sobre a Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre, indicando a programação especial que acontecerá fora dos gramados durante o mundial, como retirada de ingressos, Centro de Informações Turísticas e sobre o estádio Beira-Rio. As informações são todas geolocalizadas e estão disponíveis em inglês, espanhol e português.
Segundo o prefeito José Fortunati, a plataforma foi desenvolvida não apenas para ser um guia durante o Mundial, mas para ficar como legado para os moradores e visitantes após o evento. “Toda a programação desenvolvida pela prefeitura para a Copa tem o conceito de bem receber, democratizar o acesso às atividades e valorizar as potencialidades da cidade. O aplicativo combina modernidade e simplicidade na utlização, para ampliar o alcance das informações sobre o que acontece na Capital”, disse o prefeito José Fortunati.
O PoA App foi desenvolvido sob a supervisão do #POAdigital, que é o núcleo de comunicação online da Prefeitura de Porto Alegre, vinculado ao Gabinete de Comunicação Social, com o apoio da Secretaria Municipal do Turismo. O aplicativo pode ser baixado na App Store, para smartphones com sistema iOS, e na Google Play, para smartphones com sistema Android.

Multinacionais apostam no mercado brasileiro

De olho no mercado latino-americano, a empresa indiana eFACiLiTY está no país em busca de parceiros brasileiros que possam ajudá-la a entrar na região. A multinacional é especializada em oferecer soluções, por meio de um software, que simplifica operações complexas no gerenciamento de aeroportos, hospitais, hotéis e complexos empresarias e residenciais. O CEO e diretor de gerenciamento da eFACiLiTY, Giridhar JG, considera o Brasil um tipo de parceiro para a Índia. “Comparado com outros países da América do Sul, o Brasil é um ótimo país para investir”, salienta.
A alemã Berlin Partner for Business and Technology, que já trouxe representantes para a cidade de São Paulo, também participa da BITS 2014, em Porto Alegre, visando investimentos no país, explica o gerente de projetos de informação da multinacional, David Blumenthal, que destaca o desenvolvimento econômico do Brasil nos últimos anos. “O objetivo é mostrar para empresas alemãs como o mercado brasileiro é interessante, tanto na área de exportação de produtos quanto em investimentos maiores dentro do país”, diz. A multinacional atua na área de economia digital, desenvolvendo produtos tecnológicos, como aplicativos para celulares.
A BITS 2014 é uma boa oportunidade para a Berlin, segundo Blumenthal. Para ele, a feira é importante para a empresa, por que o mercado de Porto Alegre concentra inúmeras empresas alemãs. “Entre os países vizinhos, essa feira é a mais interessante”, destaca.

Compartilhar