A Furukawa Electric LatAm S.A consolida sua liderança no mercado brasileiro de cabeamento estruturado. A empresa alcançou uma participação de mercado (market share) de 64%, segundo dados do Anuário Prensario 2023, publicado neste início de ano, um aumento de 5 pontos percentuais em relação à pesquisa de mercado feita em 2022. A conquista ocorre apesar dos desafios impostos pelo período pós-pandemia, no qual os investimentos em infraestrutura de rede e data centers vem recuando em relação ao período anterior.
De acordo com a publicação, o faturamento do setor de cabeamento estruturado na América Latina, em 2023, ficou em USD 516,8 milhões, um recuo de 5,7% em relação ao ano anterior. Na região como um todo, a Furukawa mantém a liderança na América Latina com uma participação de 29,5%, resultado que representa seu protagonismo nos demais países sul-americano onde está presente, como Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.
A pesquisa apresentada no Anuário Prensario ressalta a capacidade da Furukawa em atender as crescentes demandas do mercado, destacando-se não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pela inovação e compromisso com a excelência.
“O crescimento da participação de mercado da Furukawa em um cenário de acomodação do setor de cabeamento estruturado é um reconhecimento importante dos integradores e distribuidores da cadeia de negócios do setor sobre a qualidade dos produtos e soluções da companhia”, afirma Roberto Kihara, Gerente Geral para Soluções Enterprise, América Latina.
Presença nos demais países
Na Argentina, a Furukawa alcançou pela primeira vez a liderança com 42,51% de market share, sendo responsável por conquista de serviços relevantes como o da Zona de Livre Comércio Evolution, além de atender empresas estatais, como bancos e aeroportos (fibra óptica), bem como empresas do setor industrial do País.
No Paraguai, onde obteve 35,5% de participação de mercado, a Furukawa ganhou destaque ao vencer a concorrência para atender aos bancos públicos, universidades e empresas aduaneiras do país, com a solução Laserway.
Na Bolívia, onde também ocupa a liderança de market share com 34,3% do mercado do país, a Furukawa fornece serviços o setor público alfandegário, universidades e hospitais, com fibra óptica e soluções Enterprise integradas. A empresa está à frente no Uruguai, com 23,08% do mercado, atendendo os setores de hospitais, estádios de futebol, engenharia e estatais.
“Este marco histórico dos 64% de market share no Brasil e a liderança nos principais países da América Latina, consolida a Furukawa como um catalisador essencial para o avanço das infraestruturas de comunicação da região, atendendo de forma ampla aos integradores e distribuidores e reforçando seu compromisso em fornecer soluções robustas e inovadoras para atender às necessidades do mercado que está em constante evolução”, finaliza Roberto Kihara.