Falta apenas uma semana para o início do Febraban Tech 2023, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que reunirá lideranças dos setores de tecnologia, inovação e sustentabilidade, bem como o público interessado na evolução da economia digital. O evento será nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
Em 13 mil metros quadrados de área construída, 186 áreas de exposição agregam aproximadamente 250 empresas que trazem as soluções mais inovadoras do mercado. Além da área de exposição, o congresso terá 8 auditórios simultâneos, que receberão mais de 350 palestrantes e mais de 120 painéis e workshops, em 11 trilhas temáticas de assuntos como open finance, Pix e meios de pagamento, tokenização e ativos digitais, blockchain, computação em nuvem, metaverso e web3, cibersegurança, inteligência artificial, dados, 5G, internet das coisas, experiência do cliente, ESG e fintechs.
O tema central neste ano levanta o debate sobre a bioeconomia e a produção sustentável com base nos recursos biológicos, com objetivo de superar os desafios de energia limpa e de preservação ambiental, bem como o futuro da vida digital: “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”.
Veja os destaques do Febraban Tech 2023
A abertura do evento, no dia 27, às 10h, reúne os presidentes das seis maiores instituições financeiras do país, que se juntarão ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e Isaac Sidney, presidente da Febraban.
Participam do painel: Octavio de Lazari Junior, diretor-presidente do Bradesco; Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco; Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil; Maria Rita Serrano, presidente da Caixa; Mario Leão, CEO do Santander Brasil; e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, com a moderação do diretor de Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos da Febraban, João Borges.
Outros destaques confirmados do evento são a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e convidados internacionais como Ian Beacraft, futurista e um dos destaques do festival de inovação SXSW; o cientista político Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group e GZERO Media; Daniel Kahneman, professor emérito de Psicologia e Public Affairs em Princeton e vencedor do Prêmio Nobel de Economia; Helen Child, fundadora e CEO da Open Banking Excellence (OBE) – principal comunidade mundial de pioneiros em Open Banking e Open Finance; e Andres Sutt, ex-ministro de Empreendedorismo e Tecnologia da Informação do governo da Estônia, atual membro do Parlamento Riigikogu e um dos principais responsáveis pelo lançamento do 5G no país.
Outro painel campeão de audiência do Febraban Tech é o “CIOs dos bancos: a tecnologia no centro dos negócios”, que reunirá os líderes de Tecnologia das principais instituições financeiras do país. Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco; Edilson Reis, CIO e diretor-executivo do Bradesco; Marisa Reghini Ferreira Mattos, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil; Luis Bittencourt, CIO do Santander Brasil e CEO da F1RST Digital Services; Adriana Salgueiro, VP de Tecnologia e Digital da Caixa; e Christian Flemming, CTO e COO do BTG Pactual, vão falarsobre o cenário tecnológico no país, as tendências e inovações que estão no presente e futuro dos bancos, além do papel da tecnologia no centro dos negócios digitais.
As pautas sociais também são assunto em destaque no evento. O fundador e CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, vai destacar O Papel de bancos e instituições financeiras na jornada de erradicação da pobreza. Nesta conversa com Kleber Alencar, diretor-executivo do grupo de Serviços Financeiros da Accenture, e Amaury Oliva, diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Lyra destacará o projeto da ONG, que desenvolveu uma tecnologia social para erradicação da pobreza: a Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida. A aplicação desta tecnologia na ponta está mudando a vida de milhares de pessoas, que são acompanhadas individualmente dentro do Programa Decolagem.
Temas em 2023
Ao longo do congresso, os participantes poderão acompanhar debates sobre Open Finance, Meios de Pagamento, Inteligência Artificial e Inteligência Artificial generativa, Economia Tokenizada, Dados, Metaverso e Web3, Nuvem, Cibersegurança, Internet das Coisas, 5G, Fintechs, além dos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). As trilhas de conteúdo são:
- A escalada do open finance, Pix e os serviços agregados
- Economia tokenizada já é realidade?
- Os dados e a inteligência escalável
- Web3 e metaverso na prática e sem hype
- Nuvem coloca futuro em movimento
- A IA generativa e a (re)conquista do cliente
- Resiliência cibernética garante confiança digital
- IoT e 5G expandem e conectam mercados
- ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável
- Cross Industry: a inovação além do setor financeiro
- Fintechs, parcerias e o novo cenário de negócios
Além dos debates divididos em mais de 100 painéis de conteúdo e em 8 auditórios/palcos por especialistas, o Febraban Tech 2023 ainda reúne as empresas mais inovadoras do mundo, que trazem os principais produtos e serviços voltados ao setor financeiro para o presente e futuro da sociedade digital.
33 anos de inovação
O evento ganhou, em 2022, um novo nome e uma nova marca: Febraban Tech, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e a inserção de todos estes ativos em prol da sociedade.
Na última edição, com tema central “A Nova Realidade Global e a Transformação Acelerada”, o congresso foi realizado na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, e recebeu mais de 25 mil visitantes ao longo dos três dias no mês de agosto.
Após dois anos apenas no formato online, em razão das medidas de isolamento social na pandemia da covid-19, a edição de 2022, em um formato renovado, marcou a volta do evento presencial e reuniu 156 patrocinadores e expositores, e mais de 200 palestrantes em 81 painéis de conteúdo. Outra novidade foi a adoção, pela primeira vez, do formato híbrido, com transmissões de painéis ao vivo e abertos ao público na plataforma.
Para 2023, o evento terá número recorde de estandes, sendo que todos já foram reservados. As cotas de patrocínios estão praticamente esgotadas desde o lançamento do evento, em novembro de 2022.
As inscrições estão abertas neste link.