Nos últimos anos, a nuvem revolucionou a forma de como as empresas podem usufruir da tecnologia para acelerarem seus negócios. A infraestrutura de nuvem Oracle Cloud Infrastructure traz altos níveis de performance, flexibilidade e segurança. Por outro lado, a jornada de adoção é tão importante quanto a própria tecnologia.
Pensando nisso, a Orale estruturou uma área dedicada de Cloud Journey, com 500 profissionais na América Latina, com a missão de acompanhar os clientes, desde o momento zero e em toda o seu ciclo na nuvem. Ao assinar um serviço de cloud da Oracle, cada cliente tem automaticamente o engajamento de um gerente de experiência, profissional com nível técnico adequado para auxiliá-lo no seu “embarque’ para a nuvem e no conhecimento das melhores práticas de uso. Esse profissional também ajuda no gerenciamento do consumo e otimização dos recursos, para que não haja desperdícios, elabora um plano de capacitação técnica e conecta as equipes internas em caso de eventuais necessidades de suporte técnico.
Além do gerente de experiência e para auxiliar na migração de ambientes simples para a nuvem, entra em cena o serviço Oracle Cloud Lift, consultoria gratuita feita por engenheiros designados para estarem próximos dos clientes com foco em planejamento, fundação, prototipagem e migração. No caso de grandes projetos e ambientes complexos são agregados os serviços profissionais de consultoria.
Para aporte de conhecimento mais profundo e em momentos de criticidade, existe outro apoio do time de Cloud Wellness e de Escalation, que se unem para trabalhar em regime 24×7 com os times globais de suporte e engenharia da Oracle.
“Cada etapa dessa jornada é cuidadosamente planejada e, criamos equipes especializadas para que a adoção de Oracle Cloud seja a mais rápida e eficiente possível. Desde o gerente da experiência até a equipe de escalações 24×7, nosso objetivo é garantir os mais altos níveis de satisfação dos nossos clientes”, destaca Howard Leocadio, diretor da área de Customer Experience, Oracle Brasil.
Como acontece na prática: Tok&Stok e Toro Investimentos
Em 2019, a Tok&Stok, uma das maiores empresas varejistas de móveis e decoração, decidiu levar seus dados para infraestrutura de nuvem da Oracle a fim de acelerar e fortalecer ainda mais os planos de expansão da rede. A visão da empresa para o caminho da nuvem foi intensificada com a atuação do time Cloud Journey.
“Podemos afirmar que a virada da Tok&Stok para nuvem teve total apoio da área da Oracle. Desde definir a arquitetura, estruturar o plano e a disponibilidade, em todos os momentos, para dar o suporte quando necessitamos manter o sistema e os negócios”, afirma Anderson Portela, coordenador de banco de dados da Tok&Stok.
Para Tok&Stok, o tempo de resposta e a troca de conhecimento são fundamentais para o dinamismo das operações, incluindo as reuniões programadas semanalmente da Oracle com o time de TI da empresa. Além disso, a co-criação também faz parte do dia a dia. Para Anderson, essa proximidade tem trazido inúmeras vantagens e facilidades para a administração dos sistemas de TI e, por consequência, levando ainda mais qualidade e agilidade para os clientes da Tok&Stok, desde o escolha do produto, logística, atendimento, até a conclusão da compra. “Quando precisamos, por exemplo, aumentar o consumo dos dados em ocasiões de missão crítica, sempre tivemos a Oracle ao nosso lado”, esclarece.
A cada nova campanha, área de Cloud Journey da Oracle está alinhada para dar apoio às necessidades técnicas para o sucesso das vendas. A infraestrutura de nuvem da Oracle, bem como os serviços do time, estão alinhados com a expansão de suas lojas físicas e inovação, consequentemente melhorando a experiência do consumidor.
Um dos marcos para Tok&Stok, que comprova o valor da tecnologia agregado ao atendimento próximo da Oracle na jornada de nuvem foi a migração realizada com grande sucesso. A prova disso foi que durante o processo, a disponibilidade e performance do ambiente se manteve transparente para a cadeia de suprimentos, faturamento e logística pelo fato de os sistemas continuarem em pleno funcionamento sem interrupções e impactos para os clientes.
O setor financeiro também tem se beneficiado dos serviços de Cloud Journey Oracle. Um dos casos é a Toro Investimentos, plataforma de investimentos e planejamento financeiro do Grupo Santander que, no final de 2021, migrou seu modelo on-premise para OCI com planos de economizar aproximadamente 20% em TI. O projeto foi baseado em dar ainda mais segurança e facilidade de acesso aos clientes e para que o time de tecnologia possa se dedicar a criar novas funcionalidades para a plataforma.
Crescimento acelerado está no DNA da Toro e, ao lado da proatividade dos especialistas da Oracle em apoiá-lo na caminho para nuvem, o processo de continuidade do negócio ficou ainda mais acelerado. Com os serviços Oracle Cloud Lift e Wellness, no prazo de um mês, a migração das cargas de dados de toda a operação da fintech já estava rodando no OCI. “O time Oracle esteve conosco, e continua do nosso lado, para nos ajudar na mudança para a nuvem e na configuração do sistema. Essa foi uma das nossas fortalezas do projeto”, destaca Derick Costa, especialista de banco de dados da Toro.
A dedicação do time Oracle Cloud Journey é constante que levou para a Toro vantagens que vão além do aconselhamento de como potencializar o uso de Oracle Cloud. Pelo fato de ter como missão aprimorar seus serviços aos clientes desenvolvendo novas aplicações, a conexão entre a Toro e a Oracle ajuda a planejar em conjunto os melhores caminhos para isso, incluindo novos projetos de migração. “Como profissional também tenho aprendido muito com Cloud Journey da Oracle por toda a segurança e integridade que nos dão. Hoje aproximadamente 50% do meu trabalho está voltado para ter foco em outras tecnologias e estratégias para empresa seguir seus planos de crescimento sempre colocando a experiência do cliente em primeiro lugar”, confirma Derick.