Decidir qual carreira seguir não é uma tarefa simples. Ainda durante a escola, essa é uma das maiores preocupações dos jovens, já que possuem pouca ou nenhuma experiência no mercado. De acordo com a pesquisa realizada com mais de 10 mil vestibulandos pela Universidade Positivo, pelo menos 30% dos jovens ainda não escolheram qual profissão querem exercer no futuro.
Além disso, a pesquisa ainda aponta que 46% dos estudantes do Ensino Médio escolhem o curso superior com a expectativa de conseguir um emprego logo ao sair da graduação. Em contrapartida, dados da pesquisa iDados revelam que cerca de 525 mil trabalhadores com graduação completa, entre 22 e 25 anos, não conseguiram empregos nas suas áreas.
Diante desse cenário, uma empresa maringaense resolveu se movimentar para ajudar os estudantes na missão de acertar na escolha da carreira. Trata-se da Buysoft, uma das maiores empresas de Transformação Digital do Brasil, além de autoridade em software e soluções de segurança digital.
Projeto Dia de Carreira Buysoft
A iniciativa nasceu de uma parceria da Buysoft com o Governo Federal e a EPTEC PR, um Centro Educacional que oferece cursos de capacitação profissional gratuitos durante os períodos de férias escolares. Clemilson Correia, CEO e fundador da Buysoft, se dispôs a visitar diversos colégios da região para contar sua história como empreendedor. O CEO então abriu as portas da Buysoft para receber visitas técnicas. Assim surgiu o primeiro Dia de Carreira Buysoft.
Segundo a monitora do projeto, Mari Santos, o objetivo é promover uma melhor preparação dos alunos para o mercado de trabalho após saírem da escola. “É um projeto pensando no futuro do aluno, para que ele já saia do Ensino Médio com um curso técnico, diretamente voltado para o mercado de trabalho. Assim, o jovem já pode sair empregado do curso. Hoje, muitas vezes os jovens terminam o Ensino Médio não sabendo o que vão fazer. Então, esse projeto veio para dar auxílio nesse sentido. Queremos que os jovens já saiam sabendo o que querem, e essa iniciativa de visitar empresas é para incentivá-los a conhecer o mercado de tecnologia”, explica Mari.
Para Clemilson, a motivação está em aproximar os jovens do mercado em uma experiência empírica. “Nós acreditamos que a escola só é efetiva quando conectada com o mundo real. Ou seja, quando saímos da sala de aula e do mundo científico para entender as reais necessidades do mercado. Acredito que o projeto ajuda a preparar os alunos para criarem uma carreira de muito sucesso. A Buysoft irá investir nisto!”, afirma.
A visita técnica do Colégio Olavo Bilac à Buysoft
Nesta quinta-feira (20), 38 alunos do Colégio Olavo Bilac, de Sarandi, participaram da primeira visita para conhecerem como funciona a rotina em uma empresa de TI como a Buysoft.
Os alunos foram divididos em duas equipes. Em uma sala da empresa, o primeiro grupo de alunos aprendeu sobre a história da Buysoft. Enquanto isso, a segunda equipe visitou o escritório para conferir a organização e os processos da empresa, além de conhecer os colaboradores. Durante o contato, diversas dúvidas dos alunos foram respondidas para auxiliar no direcionamento de carreira.
“Os alunos fizeram muitas perguntas, participaram bastante. Entre as perguntas, tiveram dúvidas sobre como a empresa funciona, em relação aos setores e processos. Também se mostraram curiosos sobre nosso foco, o que fazemos e como fazemos. Muitos têm interesse em saber como entrar no mercado de trabalho”, detalha Clemilson.
A importância do projeto também é destacada por Rafaely Cristine Araújo da Silva, Coordenadora do Colégio Olavo Bilac. “O projeto Dia de Carreira tem grande importância para os alunos porque mostra que o mercado de trabalho existe, está próximo, que tem um leque de possibilidades de trabalho, e que eles podem ter um futuro promissor. Em especial, falo que o Dia de Carreira na Buysoft mostrou que o filho da escola pública, que traçou um objetivo na vida e busca diariamente alcançá-lo por meio da superação, hoje pode-se dizer que colhe os frutos. Tenho certeza que esse dia plantou sementes na mente dos alunos, e que se puderem colher apenas um fruto, já valeu a pena o dia que a empresa proporcionou a eles”, diz.
Vale lembrar que Maringá é um polo tecnológico, e a Prefeitura já prepara a instalação das estruturas do Parque de TI. Em 2021, a cidade bateu o crescimento recorde de 89% na arrecadação no Imposto Sobre Serviços (ISS) do segmento de informática e assistência técnica em computadores, reforçando sua relevância no mercado de TI.
Com isso em mente, a visita técnica à Buysoft abre caminhos para um futuro promissor para os jovens que despertarem interesse na área tech. Afinal, oportunidades na região não faltarão.