A partir de setembro, os participantes da primeira turma do Programa Empregotech 40+, iniciada em maio, começam a segunda fase de sua formação: os que já concluíram as aulas online da primeira etapa podem se inscrever para se aprofundarem no aprendizado de ferramentas de Tecnologia de Informação (TI).
As inscrições já estão abertas neste link, para os segundo módulo dos cursos de aplicações Java e Angular e de Microsoft Power Apps. Os cursos são gratuitos, on-line e em tempo real, com certificação.
“Um cidade inteligente e inovadora tem os pés no presente com os olhos no futuro. Com o Empregotech 40+, Curitiba investe na capacitação para o mercado de trabalho do futuro para aqueles que já contribuíram com suas competências profissionais em outras áreas e querem se manter conectados com as novas demandas do mercado de trabalho”, diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Também podem se inscrever pessoas com conhecimentos prévios de TI que cumpram os pré-requisitos de cada curso (CLIQUE AQUI e confira quais são os pré-requisitos).
As novas turmas dos cursos Introdução ao Microsoft Power Apps 2 e Desenvolvimento de aplicações em Java e Angular 2 estão previstas para começar na primeira quinzena de setembro. Cada um dos cursos tem carga horária e horários das aulas distintos.
O Empregotech 40+ é o programa de capacitação profissional da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba e em parceria com a Minsait/Indra, voltado para as pessoas com 40 anos ou mais que pensam em mudar de carreira,retornar ao mercado de trabalho ou, simplesmente, adquirir novos conhecimentos em TI.
Os cursos fazem parte do programa Digital Innovation Hub, da Minsait/Indra.
Incentivo
A coordenadora do programa, gerenciado pela Agência Curitiba, Daniela Vitorio Del Puente, explica que a oferta de novos cursos é proporcionar uma capacitação qualificada para que os participantes estejam prontos para se candidatarem a vagas na área de TI.
“Desde o primeiro módulo, são cursos voltados às demandas do mercado. Queremos que os currículos dos nossos alunos se destaquem aos olhos de quem emprega. Esses novos cursos também servem de incentivo àqueles que ainda não concluíram a primeira certificação para retomar os estudos”, diz a coordenadora.
Durante os cursos, os participantes contam com capacitação guiada, treinamento em classes virtuais e presenciais, e avaliações.
Da lousa aos bits e bytes
Entre os participantes do Empregotech 40+ que vão seguir para o segundo está o licenciado em Matemática Elves Kleber Schweppe, 43 anos.
Ele se inscreveu para a primeira turma do programa porque estava em busca de formações gratuitas que destacassem seu currículo para sair da fila do desemprego; diz ter se encontrado na nova área, concluiu o primeiro curso e vai entusiasmado para o próximo módulo.
“O digital está em constante crescimento e cada vez mais será necessária a formação profissionais especializados. Estou animado para me aprofundar ainda mais. Além do interesse que descobri em TI, o curso é uma parceria do Vale do Pinhão com uma grande empresa, a Minsait/Indra, gente que sabe do que está falando”, fala o matemático.
A dedicação de Schweppe tem como meta transitar para uma nova profissão, trocando a lousa pelos bits, bytes e linguagens da programação em uma área que permite o trabalho remoto, compatível com as demandas de cuidados com a família, em Pinhais.
Tempo recorde
O Empregotech 40+ “nasceu” há apenas cinco meses, com a parceria firmada entre a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com a Minsait/Indra durante o Smart City Expo Curitiba 2023, em março.
A Minsait é a empresa da Indra líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria.
Daquele momento até o início das aulas, em 8/5, foram menos de três meses, tempo recorde na área pública, para ofertar mais um projeto que promove a empregabilidade aos curitibanos. LINK
Na primeira etapa do Empregotech 40+, em menos de 30 dias de inscrições, 600 pessoas se candidataram às vagas; 160 foram selecionadas.
Além do Empregotech 40+, a Prefeitura de Curitiba oferta também com o 1º Emprgotech, com cursos on-line para o desenvolvimento de softwares para jovens de 16 a 26 anos, na parceria do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba, com a Fundação de Ação Social (FAS) e a empresa Digital Innovation One, que oferta a plataforma em que os cursos são realizados.
Confira os novos cursos ofertados pelo Empregotech 40+, com início em setembro
Introdução ao Microsoft Power Apps 2 (online, em tempo real)
Inscrições abertas* neste link
Início: 16 de setembro
Período das aulas: 16/9 a 14/10 (aos sábados, das 8h às 12h)
Carga horária: 20h/aula
Pré-requisito: Ter concluído o curso Introdução ao Microsoft Power Apps 1 ou: noção de Aplicativos de tela do Power Apps, Apliativos baseados em modelo e ao Dataverse, personalização de aplicativo de tela no Power Apps, Criação de tabelas no Dataverse, Gerenciamento de aplicativos no Power Apps e configuração de forms, charts, dashoards in model-driven apps.
*Os interessados deverão responder um formulário de avaliação no momento da inscrição.
Desenvolvimento de aplicações em Java e Angular 2 (online, em tempor real)
Inscrições abertas,* neste link
Início: 11 de setembro
Período das aulas: 11/9/23 a 6/10/23 (segunda a sexta-feira, das 18h às 20h)
Carga Horária: 40h/aula
Pré-requisitos: Desenvolvimento de aplicações com Java e Angular 1 ou noções de GIT, MSQYL, Java, SpringBoot e Angular
*Os interessados deverão responder um formulário de avaliação no momento da inscrição.
Fonte: Prefeitura de Curitiba