Do conceito à prática: especialista dá passo a passo de como a IA pode ser utilizada para facilitar o dia a dia das empresas

CEO da Aoop detalha como a tecnologia impacta em todas as etapas corporativas e dá dicas de como explorar o potencial das ferramentas nos negócios

É inegável que a inteligência artificial é a tecnologia do momento. Por conta da sua alta capacidade analítica e automação de tarefas, praticamente todas as empresas, independentemente do setor ou tamanho, estão revendo os processos a fim de encontrar formas de otimização por meio da tecnologia. Não é à toa, portanto, que, segundo a Universidade Stanford, foram investidos quase US$ 1 trilhão na última década em soluções da tecnologia. Mais do que isso, 98% das organizações globais, de acordo com a Iron Mountain, acreditam que seja fundamental a definição de um líder especializado em IA num futuro próximo. 

Apesar desse cenário promissor e o fato do conceito teórico dos benefícios da IA já estarem “batidos”, muitas corporações ainda encontram dificuldades para definir o melhor caminho para aproveitar o potencial da tecnologia na prática. 

Na visão de Luiz Cesar Baptistella, CEO e fundador da Aoop, principal consultoria capaz de solucionar a automação e aceleração de estratégias digitais das empresas na América Latina, o primeiro passo para potencializar a rotina por meio da IA  é identificar as necessidades e objetivos da corporação, para, a partir daí, encontrar soluções e ferramentas que possam aprimorar a função. Visando contribuir nesse processo de revitalização a partir das tendências atuais, o especialista listou um passo a passo de como otimizar a rotina corporativa por meio da tecnologia.

Estratégia de estruturação

De acordo com Baptistella, o primeiro estágio para a implementação da IA nas empresas é a revisão interna detalhada dos sistemas atuais. É a partir deste trabalho primário que será possível identificar áreas e atividades em que a automação e a análise de dados podem gerar maior impacto. Além disso, será dentro desta etapa de planejamento que serão definidos os escopos e objetivos específicos que a tecnologia deverá atender. 

“Até por isso, o envolvimento de todas as esferas da companhia é essencial. Desde o início, a comunicação clara dos propósitos e benefícios esperados minimiza discordâncias internas”, aponta o especialista. Com o projeto concluído, inicia-se a fase de integração, selecionando as ferramentas de IA mais adequadas e treinando as equipes para a nova atuação digitalizada. 

O CEO da Aoop destaca ainda que, durante a execução das mudanças, o monitoramento contínuo e adaptação às necessidades emergentes são fundamentais. “Além do mais, a IA é uma tecnologia que aprende e evolui junto aos seus usuários. Sendo assim, feedbacks constantes e ajustes nos algoritmos são necessários para afinar a precisão das soluções”, pontua.

Terminada a implementação, o processo não pode ser dado como finalizado, uma vez que a manutenção e atualização passam a fazer parte da rotina da companhia. “A tecnologia avança rapidamente, e manter o sistema atualizado com as últimas inovações é indispensável para sustentar a competitividade no mercado”, ressalta.

Futuro sempre mais próximo

Segundo o especialista, a partir desse trabalho minucioso bem feito, as corporações podem assegurar diversos ganhos por meio da aplicação da IA em sua rotina. Isso porque, a implementação bem-sucedida pode revolucionar praticamente todas as áreas de uma atuação corporativa, desde a operação interna até o relacionamento final com o cliente. “Para isso, a tecnologia é responsável por potencializar diversos processos tradicionais do ramo por meio de automações que melhoram a eficiência operacional e liberam a equipe para focar em tarefas mais estratégicas”, destaca.

Diante da gama de possibilidades de aprimoramento, Baptistella alerta para a importância do estudo constante sobre as tendências da IA. Para o especialista, o desenvolvimento exponencial da tecnologia abre espaço para que novas funções e atividades passem a integrar o escopo de atuação da tecnologia de forma constante. 

“Manter-se atualizado às novidades garante uma vantagem competitiva significativa, uma vez que assegura uma constante atuação modernizada”, afirma. Dentre as novidades mais promissoras estão a IA explicável, os avanços nos modelos de linguagem generativa, além dos progressos nas tecnologias voltadas à cibersegurança e sustentabilidade.

Vale dizer, no entanto, que, apesar das benesses, a implementação da IA numa operação corporativa está longe de estar isenta de desafios. Resistências às mudanças, integração com sistemas legados, falta de expertise técnica ou recursos financeiros e preocupações com segurança são apenas alguns dos obstáculos comuns que dificultam esse trabalho. 

Ainda assim, o especialista ressalta a importância de superar as dificuldades para estar mais próximo de uma atuação potencializada em todas as esferas. “A transformação digital com IA não é um destino, é uma jornada contínua de adaptação e aprendizado. As empresas que reconhecem isso e investem na evolução se posicionam para liderar seus mercados”, conclui Baptistella . 

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