Nos últimos anos, a constante digitalização no mercado brasileiro tem feito diversas marcas apostarem em soluções de aprendizado para os seus colaboradores. Inclusive, essa é uma tendência que pode ser observada em um levantamento da Alura Para Empresas, solução de desenvolvimento de pessoas do ecossistema Alura, cujos os dados indicam um crescimento de 76% na busca por programas dessa categoria em 2022.
De acordo com Adriano Almeida, cofundador e COO da própria Alura, a demanda se deve à aplicação das novas tecnologias no dia a dia das companhias. “Passamos a trabalhar mais com o virtual e interagir com ferramentas tecnológicas. Com isso, apostar na aprendizagem dentro do ambiente institucional abre espaço para a otimização de diversas atividades e funções, fazendo com que o desenvolvimento de habilidades digitais (Digital Skills) se torne o diferencial a ser alcançado pelas empresas em 2023”, explica.
Apenas no último ano, por exemplo, mais de 29,5 mil pessoas buscaram aprofundar seus conhecimentos em Excel. O curso “Excel: domine o editor de planilhas”, foi o mais procurado pelas empresas em 2022, à frente de cursos como “Git e Github: controle e compartilhe seu código” e “Funções com Excel: operações matemáticas e filtros”.
O executivo também ressalta que a capacitação de equipes no meio tech é importante para a resolução de problemas complexos, seja em PMEs ou grandes corporações. “Hoje, praticamente todas as áreas de uma companhia precisam aprender sobre dados. Dessa forma, o conhecimento em Power Bi, Machine Learning, Data Science, Front-end, Back-end, dentre outras soluções tecnológicas permite uma atuação estratégica, com uma maior inovação e assertividade por parte das marcas”, afirma.
Além da tomada de decisões personalizadas, outra vantagem do desenvolvimento interno é a retenção de talentos, característica fundamental em um mercado superaquecido como o de tecnologia. Não à toa, as companhias que não oferecem oportunidades de educação corporativa, geralmente, enfrentam maiores dificuldades com a marca empregadora e o alto turnover, como uma pesquisa da McKinsey & Company revela; os números indicam que a falta de avanço e desenvolvimento na carreira esteve entre as principais razões para as pessoas deixarem seus empregos entre 2021 e 2022 (41%).
Dentro desse contexto, o principal responsável pela Alura Para Empresas enfatiza que uma organização que utiliza soluções de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) supre o problema observado no levantamento tanto em relação aos membros novos dos times, como aos mais experientes. “Mergulhar no universo digital favorece àqueles que já estão no ramo e aos iniciantes, uma vez que a empresa pode treinar os mais experientes para postos de liderança e poupar custos de contratação, ou formar uma mão de obra qualificada internamente, criando um verdadeiro investimento para os negócios a longo prazo”, finaliza.