Levantamento foi realizado pela SmartHint- maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao Grupo Magalu
Um estudo feito com os clientes que utilizam a SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao Grupo Magalu, revelou que os segmentos mais vendidos na Black Friday foram os de Jogos e Acessórios (com um faturamento de R$ 153.246.283,97), seguido de Moda e Acessórios (com R$ 75.748.963,12) e Casa e Decoração (R$ 15.843.072,89). Este ano, a data dividiu a atenção com outro período muito aguardado por grande parte da população, a Copa do Mundo.
Mas engana-se quem pensa que o evento esportivo atrapalhou as vendas no período. Pelo contrário: ainda segundo a pesquisa da SmartHint houve um aumento de 109% nas vendas dos clientes de seu portfólio. Além disso, dos mais de 475.220 pedidos realizados, a taxa de conversão em 25 segmentos, foi de 7,97%. O faturamento total analisado foi de R$ 304.972.506,28, com um ticket médio de R$ 641,75.
Para Rodrigo Schiavini, diretor de Negócios da SmartHint, a expectativa para esse ano atípico foi grande: “Todo ano, os lojistas se preparam para esse período, já que a data requer um cuidado especial, devido a uma série de detalhes que precisam ser pensados com antecedência. Mas a Black Friday de 2022 teve uma Copa do Mundo acontecendo em paralelo, então os varejistas tiveram que personalizar toda a sua comunicação com gancho nas duas datas alguns dias antes, levando em consideração que tivemos o primeiro jogo do Brasil no dia anterior à Black Friday. Isso reflete nos segmentos mais buscados em nosso levantamento”, conta.